[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sexta-feira, 31 de julho de 2015

21 de Julho de 1776
Efeméride mozartiana
 

[facebook, 21.07.2015]

Datada de Salzburg, a Serenata Haffner em Ré Maior KV. 250 (248b) está indissociavelmente relacionada com a peça objecto da efeméride mozartiana ontem celebrada, ou seja, a Marcha em Ré Maior KV. 249. Portanto, a circunstância que conduziu à encomenda da composição, o casamento de Marie Elisabeth Haffner filha de Sigmund Haffner) com Franz Xaver Spath. é a mesma a que já aludi.

Antes de propor o acesso à gravação, vão deixar que vos dê uma série de informações acerca de uma das ruas mais conhecidas do centro histórico de Salzburg, a Sigmund-Haffner Gasse, que tem o nome do importante cidadão salisburguense, pai da nubente. Faço-o na presunção de julgar que estas informações vos podem enriquecer, por vezes, como é o caso, até com curiosas referências a remotos episódios em que o nome de Portugal é referido.

Começa na Getreide Gasse, junto à antiga Rathaus e termina, à esquerda, com a igreja dos Franciscanos [Franziskanerkirche] e, à direita, com o Lodronisch-Rupertinisches Collegium, o famoso edifício do "Rupertinum“ onde funciona uma parte do ´Museu dos Modernos'.

Também é nesta rua que está instalada a 'Gasthaus zum Elefanten', celebrando a passagem pela cidade do elefante oferecido pelo nosso rei D. João III ao seu primo, o arquiduque Maximiliano da Áustria, genro do imperador Carlos V, um dos episódios de "A Viagem do Elefante". Naquele pequeno hotel, aliás, esteve alojado o seu autor, José Saramago. E foi a sua curiosidade acerca do nome da casa, satisfeita pela então Leitora de Língua e Cultura Portuguesa na Universidade de Salzburg, que o levou a escrever o livro.

Longe de vos contar toda a formidável história desta famosa rua do casco medieval da minha querida Salzburg, não poderia deixar de mencionar a Ritzerhaus com a livraria Höllrigl [Buchhandlung Höllrigl], um dos mais antigos altares do comércio livreiro europeu.
 
Ainda o leão românico do Palácio Langen [Romanischer Löwe] que pertenceu ao Príncipe-Arcebispo Matthäus Lang von Wellenburg. E, meus caros amigos, não menos importante, a mais antiga casa de venda de discos da cidade, a célebre Musikhaus Katholnigg, que continua a funcionar sob a profissionalíssima gerência da minha amiga Astrid Rothauer.

Finalmente, voltando à música cuja estreia hoje celebramos, eis a belíssima Serenata - forma análoga ao Divertimento e à Cassação, acerca dos quais me tenho referido frequentemente - com 8 andamentos. Os tempos de gravação seguem indicados para vosso melhor acompanhamento:

1. Allegro maestoso - Allegro molto (0:.)
2. Andante (9:45)
3. Menuetto (19:29)
4. Rondo: Allegro (23:12)
5. Menuetto galante (32:25)
6. Andante (37:50)
7. Menuetto (46:29)
8. Adagio - Allegro assai (51:41)


Com a interpretação a cargo da Amsterdam Baroque Orchestra, sob a direcção Ton Koopman. agora sim, já vos posso desejar

Boa audição!

[Naturalmente, com uma lembrança dos amigos melómanos - Jose Luis De Moura (José Luís Carneiro de Moura), Zaza Carneiro de Moura , M Manuela Bravo Serra, Augusto Casaca - que bem conhecem Salzburg].

 
20 de Julho de 1776
 
Datada de Salzburg, eis a "Marcha em Ré Maior" KV. 249, cuja composição serviu de introdução à "Serenata em Ré Maior" KV. 250, a célebre "Haffner", que Mozart escreveu para o casamento de F.G.R. Späth com Elisabeth Haffner, filha de um importante cidadão de Salzburg.

Excelente interpretação da Amsterdam Baroque Orchestra, sob a direcção de Ton Koopman.

Boa Audição!
 
 

Sem comentários: