[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quinta-feira, 30 de julho de 2015




Excelente!
Polifonia portuguesa em destaque



[facebook. 20.06.2015]



Antes da função, conferência deveras interessante, por Paulo Almeida Fernandes, subordinada ao tema 'No Coração Árabe da Vila de Sintra', focada sobre o percurso da singular construção que resultou no compósito Palácio da Vila, desde os tempos islâmicos e passando pelas campanhas de D. Dinis, D. João I e D. Manuel I. Certezas imbatíveis e também algumas persistentes dúvidas, trabalho que não faltará aos estudiosos.

Concerto estupendo, extremamente bem concebido em termos da lógica e da coerência programática, com a possibilidade de partilhar momentos brilhantes da Polifonia Portuguesa da 'época de ouro'. 'Officium Ensemble' em grande forma. Mais um momento alto dos "Reecontros" que, no Palácio da Vila, desde o início e até ao fim do mês, todas as sextas e sábados, estão a propiciar um autêntico "Festival de Sintra" no âmbito da Música Medieval e Renascentista, dias da mais sofisticada música, natural e evidentemente, propiciada pela Parques de Sintra que continua mantendo a fasquia ao mais alto nível.

Porque estas iniciativas têm «nomes colados à pele», gostaria de realçar os do Presidente do Conselho de Administração Manuel Baptista, da Directora do Palácio Inês Ferro, da Directora Artística Diana Vinagre, de Massimo Mazzeo, 'alma mater' dos programas musicais, do Cláudio Cardoso Marques, todos inexcedíveis no empenho de propiciar dos melhores momentos culturais que Sintra está a viver.

Casa sempre cheia, o sucesso não pode ser mais franco e merecido. E, Santo Deus, esta Sala dos Cisnes é mesmo ímpar, do melhor que podemos encontrar em qualquer dos mais requintados recantos da casa europeia onde este espaço se inclui, inequivocamente entre os melhores. Um privilégio para o público que acorre, uma inesquecível memória para os artistas que, deslumbrados, confessam a sua emoção por ali poderem actuar.
 
Ver mais
 

Sem comentários: