[sempre de acordo com a antiga ortografia]

terça-feira, 21 de julho de 2015



Festival de Sintra
50ª edição
- primeiro andamento
 
[facebook, 08.05.2015] 
 
Começa amanhã, dia 9 de Maio, no Centro Cultural Olga Cadaval, pelas 21,30. É uma data especial, esta em que se comemora o 'Dia da Europa' e se aproveita para um 'primeiro andamento' de homenagem à Senhora Marquesa de Cadaval, figura da maior relevância da cultura europeia do seu tempo e que, nas palavras do ex-Presidente da República Jorge Sampaio, foi a mais desinteressada dos mecenas.
 
Atenta aos jovens talentos que despontavam, Dona Olga percebeu o portento de pianista que Nelson Freire fazia adivinhar e patrocinou-o, tal como fez com Martha Argerich, Jacqueline Du Prés, Daniel Barenboim e outros que se transformaram em grandes 'galácticos' da música erudita dos nossos tempos.

Este recital de piano, primeiro evento do Festival de Sintra 2015, também assinala os 70 anos do artista que pisa os palcos desde a infância. E o programa constitui um repositório de estupendas peças de alguns dos mais ilustres compositores europeus:
I
BACH-BUSONI: Dois Corais:
- Eu vos invoco,Senhor
- Vem,Deus criador

BACH-MYRA HESS:
- Jesus,alegria dos homens

BEETHOVEN.
- Sonata op.110 em la bémol maior

II
SCHOSTAKOVITCH.
- 3 Danças Fantásticas

DEBUSSY.
- La plus que lente
- Etude pour les arpèges composées

CHOPIN.
- Barcarola op.60
- Balada n.4 em fã menor



À guisa de preparação para a partilha do imperdível serão de amanhã, proponho-vos este vídeo, através do qual poderão perceber a interpretação tão pessoal de Nelson Freire, um excepcional artista que tenho o prazer de conhecer pessoalmente e de ter entrevistado para o filme "Marquesa de Cadaval, uma Vida de Cultura".

Boa Audição!
 
 
 
 
 
 
08/07/2012 - A equipe do Harmonia traz reportagem com cobertura especial da apresentação que comemora os 62 anos de carreira de Nelson Freire. Você assiste a...
 

Sem comentários: