[sempre de acordo com a antiga ortografia]

terça-feira, 21 de julho de 2015



Festival de Sintra
antevéspera do início
- a corrigir
 
[facebook, 07.05.2015]
 
A reportagem da RTP contém um ou outro engano que importa corrigir. De facto, em 2015, vai acontecer a 50ª edição do Festival de Sintra. Porém, tal não significa que o Festival de Sintra comemore agora o seu cinquentenário uma vez que, entre 1974 e 1983 esteve interrompido. Devido a esse ‘intervalo’ e, como a primeira edição ocorreu em 1956, só agora, portanto, teremos a meia centena de edições.
...
Outra é a incorrecção relativa cidade-natal da Senhora Marquesa de Cadaval. Dona Olga nasceu em Turim, no Piemonte, e não em Veneza, no Veneto, onde, isso sim, os seus antepassados Mocenigo – família que deu sete Dogges à Sereníssima – construíram o famoso palácio no Grande Canal.
Refira-se que, ainda hoje propriedade dos descendentes, foi ali que a Senhora Marquesa recebeu tantos dos seus amigos. E, tal como Adriano Jordão recordou, foi nesse palácio que, em 1624, se estreou “Il Combattimento di Tancredi e Clorinda”, a cantata dramática que Monteverdi compôs por encomenda de Girolamo Mocenigo.

 
 
 
2.763 visualizações
O Festival de Sintra volta no sábado com uma homenagem a Olga Cadaval, uma das grandes mecenas da arte portuguesa do século XX. Todas as informações em www.festivaldesintra.PT
 
 

Sem comentários: