[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quarta-feira, 22 de julho de 2015




Maria Nobre Franco,
ainda a propósito


[facebook, 21.05.2015]

O António Pedro Mendes é meu afilhado, curador de Arte, trabalha no CCB. A Joana é minha filha e, pelo seu testemunho, se percebe como, embora desempregada há quase ano e meio, tem uma forte ligação com o meio.

Fico muito orgulhoso pelo que ambos dizem da nossa amiga que, tendo acabado de partir, não mais nos deixará. Eis o que, por não ser possível partilhar, passo a transcrever do mural do APM:

- António Pedro Mendes
Soube ontem e ainda não acredito que morreu a Maria Nobre Franco. Uma Mulher maravilhosa. Sempre rodeada de arte e de artistas.......Inteligente, Boa e Amiga verdadeira do seu Amigo.......Estou certo que estará bem acompanhada.....
.
-
Joana Ávila Cachado
Sem dúvida, Pedro; Inteligente e Boa. A minha paixão por museus e museologia deve-se a quatro mulheres que tive prazer de conhecer: Madalena Braz Teixeira, Simonetta Luz Afonso, Rita Ferro e Maria Nobre Franco. Maria, para quem trabalhei no Sintra Museu de Arte Moderna - Colecção Berardo durante, cerca de 12 anos com um prazer imenso. Muitas saudades, muitos ensinamentos Muito Obrigada para sempre.

A grande Arte, em todos os domínios - incluindo o da sua divulgação e disponibilização, em que a nossa querida Maria era exímia - «também» se faz de grandes amores, não menores amizades e ilimitadas afinidades.

Lembrei-me de sugerir uma homenagem. Ao Rui Pereira e à Maria João Raposo que, bem sei, não têm mãos a medir, aqui fica a sugestão. Há anos, em diferentes oportunidades, dei a entender como seria honroso para Sintra que se atribuísse o nome de Maria Nobre Franco àquela esplêndida esplanada empedrada em frente ao edifício do Casino, onde hoje está instalado o MU.SA.

Ela trabalhou ali durante uma dúzia de anos. Foi através da sua acção que Sintra passou a figurar nas grandes rotas da Arte mundial. Serviu Sintra com enorme eficácia e, sempre, sempre, com uma distinção que só tem par na discrição que pautava a sua vida. Fazia grandes coisas com a maior naturalidade...

Querem o Vice-Presidente e a Directora dos Serviços Culturais da Câmara Municipal de Sintra pensar nesta homenagem?

 

Sem comentários: