[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sexta-feira, 31 de julho de 2015



O Salmo da Missa de hoje
 
[facebook, 19.07.2015]
 
Muito belo, este Salmo de David é tão especial que muitos crentes nele encontram o paradigma da mais convincente atitude de Fé. Não posso esquecer o caso de Maria José Nogueira Pinto que, nos seus últimos momentos, se remeteu a Deus, a todos nos enlevando com estas palavras:
 
O Senhor é o meu pastor,
por isso nada me faltará.
Faz-me descansar em verdes pastagens.
Guia-me calmamente até ribeiros tranquilos.

Dá novas forças à minha alma.
Conduz-me pelos caminhos da justiça,
para que eu honre o seu nome.
Mesmo quando andar pelo escuro desfiladeiro da morte,
não terei medo,
porque tu estarás comigo.
A tua vara e o teu cajado me amparam.

Dás-me uma comida maravilhosa,
mesmo na presença dos meus inimigos.
Unges a minha cabeça com óleo.
Enches-me de abundantes bênçãos,
como uma taça a transbordar.

Sem dúvida que a tua bondade e a tua misericórdia
me hão-de acompanhar todos os dias da minha vida,
e habitarei na tua casa para sempre.



J. S. Bach compôs a Cantata Coral "Der Herr ist mein getreuer Hirt", BWV. 112, com base num hino da autoria de Wolfgang Meuslin, uma paráfrase do Salmo 23.

Além do texto, também vos proponho a peça numa gravação datada de 1979, em interpretação de referência assegurada pelas vozes solistas de Markus Huber, soprano (membro do Tölzer Knabenchor), Paul Esswood, contralto, Kurt Equiluz, tenor, Ruud Van der Meer, barítono, coro dos Tölzer Knabenchor, Concentus musicus Wien, sob direcção de Nikolaus Harnoncourt.

Boa Audição!

 
 
"
 
Der Herr ist mein getreuer Hirt", BWV. 112 by Johann Sebastian Bach
 
 
 

Sem comentários: