[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sexta-feira, 31 de julho de 2015



"Rota da água"
fotos, textos e pre-textos
 
[facebook, 19.07.2015]
 
Formalmente belíssima, esta foto do Sergio Gonçalves, que também é de meridiana eficácia, prenuncia um discurso textual único e possível quando, quer no livro quer na exposição, se articularem os suportes da escrita e da imagem.
...
O desafio é estupendo. Desde logo, onde alguns observadores apenas vêem uma óbvia degradação - que ditaria a necessidade imperiosa de uma intervenção com o objectivo do restauro para reposição do aspecto original da peça - na realidade, permanecem e são pertinentes matizes de interpretação do designado 'espírito do lugar' que, se não forem respeitados numa intervenção de requalificação, poderão deitar tudo a perder.

Entre outros, também é para estes assuntos inerentes à ética das intervenções de preservação e restauro das peças, que o projecto "Rota da Água" da Canaferrim - Associação Cívica e Cultural pretende alertar a comunidade em geral e, em especial, a dos lugares onde elas se enquadram.
De facto, queremos que se intervenha no sentido da recuperação de alguns testemunhos deste património ímpar de fontes, fontanários, chafarizes, lavadouros. Mas não com o propósito de repor o «bonitinho» para a foto do turista com os «rodriguinhos» do costume...

Há muito «trabalho de sapa» para fazer, alguma investigação, e a concreta operacionalidade da obra a realizar que, por exemplo, pode pressupor o envolvimento da Escola Profissional de Recuperação do Património de Sintra.

Assim haja vontade de decisão nas sedes do poder local onde é suposto não faltar!...
 
 

Sem comentários: