[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quarta-feira, 22 de julho de 2015



Parque Urbano de Belas
- uma esplêndida obra em perspectiva


[facebook, 26.05.2015]

Hoje foi dia de Reunião Pública da Câmara Municipal de Sintra durante a qual, entre bastante matéria de relevância, gostaria de destacar, aprovada por unanimidade, a decisão da instalação do Parque Urbano de Belas.

Se bem que, mais tarde, tencione partilhar convosco uma notícia que, na realidade, merece uma especial e muito mais detalhada referência, para já, bem me apraz registar a apresentação do projecto, primeiramente, pela Arquitecta Ana Queiroz do Vale, Directora Municipal de Ambiente, Planeamento e Gestão do Território e, logo de seguida, pelo Prof. Engº Sidónio Pardal, urbanista, arquitecto paisagista e engenheiro agrónomo e catedrático do Instituto Superior de Agronomia de Lisboa.

Trata-se de uma unidade ao estilo das que o notável académico se tem responsabilizado em diferentes pontos do país, nomeadamente, nos casos do Parque da Cidade do Porto e Parque da Cidade de Almada, parques em permanente desenvolvimento, onde tem tido oportunidade de evidenciar os créditos que toda a comunidade científica lhe reconhece.

O projecto de Belas, de acordo com as características que tivemos oportunidade de verificar, contempla um grande Parque, com 195 hectares, de acesso livre, onde tudo está pensado no sentido de um usufruto o mais informal possível, um espaço de absoluto privilégio, preocupado com todas e mais pertinentes questões de valorização do património cultural que, para o efeito, contou com os positivos pareceres da Direcção-Geral do Património Cultural e Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas.

Devo confessar que não poderia ter ficado mais bem impressionado com a apresentação. Tendo contado com o apoio da projecção dos suportes documentais mais evidentes, tais como plantas, fotos, projectos de intervenção com todo o detalhe, tudo foi posto em comum com uma estupenda informalidade, propiciando intervenções muito encomiásticas, por exemplo, do Presidente Basílio Horta, Vice-Presidente Rui Pereira, ou Vereador Pedro Ventura, que regozijaram e se congratularam com o momento.

Não há dúvida, ao mais alto nível! Está de parabéns a CMS por ter sabido encomendar o estudo e posterior execução do Parque Urbano de Belas, não a um qualquer mas «só» a um dos melhores paisagistas nacionais. Ah, é verdade, a terminar, ainda a garantia do Prof. Sidónio Pardal de que, uma vez em marcha, será possível começar a usufruir o espaço logo no termo do primeiro ano de trabalhos.

Poderia dar-vos hoje melhor notícia?

 

Sem comentários: