[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quarta-feira, 29 de julho de 2015




Parques de Sintra
Palácio da Vila - Sala dos Cisnes
Serão brilhante

[facebook, 13.06.2015]

Brilho, de facto, o brilho da desafiante harmonia entre vozes e metais que nos chegam de quatrocentos e quinhentos, tempo de corneto e sacabuxas, que encheram a Sala dos Cisnes do Palácio da Vila com peças notáveis de Matthias Pierre de La Rue, Jacob Obrecht, Antoine Brumel, Joannis Prioris e, em especial, de Josquin des Prez.

Subordinadas ao mote 'Homem Armado' - que, antes do concerto, foi objecto de muito interessante conferência do musicólogo Manuel Pedro Ferreira - as obras agruparam-se em três momentos estruturantes, Preludium, Missa e Postludium, obedecendo a apresentação ininterrupta, densa, da mais alta sofisticação.

Um evento lindíssimo! Brilho, dizia eu inicialmente. Permitam uma referência também ao brilho o daquela sala, tão adequada à música ali partilhada por intérpretes que tanto se confessam cativados pelo espaço impressivo que temos o privilégio de gozar tantas vezes, como se fosse a coisa mais natural deste mundo.

Finalmente, a alusão a um momento de cumplicidade com Massimo Mazzeo, sobre a fabulosa impressão do Sanctus da Missa l'Homme Armé Sexti Toni. Meu Deus, a epifania de sempre! É o «massimo», meu querido amigo!...

Como não agradecer? Pois claro, à Parques de Sintra! Deve ter a graça do Divino Espírito Santo em tudo quanto faz...

Não consigo resistir à tentação de vos propiciar momento de música tão especial.
É só acionar o comando


https://youtu.be/yl-eQeMM7FY


Boa Audição!
 
Ver mais
Concerto de “La Capilla" e "Oltremontano”, no Palácio Nacional de Sintra. Credits PSML Luís Duarte
 

Sem comentários: