[sempre de acordo com a antiga ortografia]

terça-feira, 21 de julho de 2015



Santa Eufémia,Parques de Sintra e Paróquia de São Pedro de Penaferrim

[facebook, 1205.2015]


De acordo com o que há dias vos anunciei, na sequência da celebração de um Protocolo de Colaboração entre a Parques de Sintra Monte da Lua SA e a Fábrica da Igreja Paroquial de São Pedro Penaferrim, assinado no passado dia 1 de Maio, já é possível adiantar mais alguma informação acerca da requalificação do terreiro de Santa Eufémia.
...
Entretanto, antes de vos pôr ao corrente do que, para já, é possível partilhar, cumpre lembrar que, no âmbito dos projectos financiados pelo Primeiro Orçamento Participativo (2014) da União das Freguesias de Sintra, foi contemplada uma proposta apresentada pelo CNE Sintra que, uma vez concretizada, permitiu beneficiar instalações em Santa Eufémia que já propiciam muito melhores condições de estada aos escuteiros que ali desenvolvem as habituais actividades.

No que, mais especificamente, respeita o Protocolo acima referido, confirmo que, em reunião ocorrida em Julho de 2014, através da sua Direcção Técnica - Património Natural, a Parques de Sintra apresentou à Fábrica da Igreja Paroquial de São Pedro Penaferrim o designado Projecto de Requalificação do Terreiro da Ermida de Santa Eufémia, da autoria da Arquitecta Paisagista Elsa Isidro, que foi objecto de apreciação oportuna, tendo ficado pendente a sua concretização até que o próprio Protocolo viesse colmatar questões cuja natureza e exigências ele acabaria por definir e estabelecer.

Tal Projecto passou a fazer parte do Protocolo como seu Anexo. Nos termos das cláusulas 2ª (Âmbito) e 3ª (Obrigações das Partes), a Parques de Sintra vai suportar os custos de uma intervenção muito significativa, de inequívoca qualidade, introduzindo padrões de usufruto que, inequivocamente, o local e os cidadãos potencialmente beneficiários há muito tempo merecem.
 
Importa ainda referir o facto de não ter sido constituída nenhuma servidão legal no terreno da paróquia mas apenas uma autorização de utilização de um caminho pré existente. A muito breve trecho será formalmente solicitado o envolvimento da Câmara Municipal de Sintra para a vertente da beneficiação da rampa de acesso ao local.

São boas notícias. São as melhores notícias que, acerca de Santa Eufémia, para já, me é possível partilhar convosco. Sei que tanto a Parques de Sintra como a Fábrica da Paróquia estão animadas do melhor espírito de colaboração no sentido de honrar os créditos de que gozam junto das populações que, ao longo de anos, em natural expectativa, têm aguardado pelas soluções que, actual e finalmente, têm condições óptimas de concretização.


 

Sem comentários: