[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quarta-feira, 22 de julho de 2015



Viena, 29 de Maio de 1787
Efeméride mozartiana
 
 
[facebook, 29.05.2015]
 
Mozart regista no seu catálogo pessoal uma Sonata em Dó para Piano a quatro mãos, cujo manuscrito designa especificamente 'cembalo primo' e 'cembalo secondo' circunstância que conduz o musicólogo Alfred Einstein à proposta de que a peça ganharia com a possibilidade de ser tocada a dois pianos.
...
Nesta KV. 521, tanto o primeiro como o terceiro e último andamentos, ambos Allegro, são brilhantíssimos e, na expressão do próprio compositor, trata-se de uma Sonata bastante difícil. Tal como acontece com a sua precedente imediata, a Sonata em Fá Maior KV 497, trata-se de andamentos particularmente exigentes, quase sem os traços concertantes das duas sonatas anteriores.

Na gravação que vos proponho, temos o privilégio de assistir à leitura desta peça por dois talentos como Argerich e Kissin. É um especialíssimo momento de encontro que bem vale a pena aproveitar, tentando perceber que cumplicidade se gerou entre os dois. Ouvir, ouvir, repetir. . Para ouvir a obra total, há que acionar os dois comandos [i] e [ii].

Boa audição!

http://youtu.be/URj9NoUDD08 [i)
http://youtu.be/rJV0FNS3HvY [ii]
 
 
 
 
 
Mozart Sonata for piano 4 hands KV 521 Piano Extravaganza

Sem comentários: