[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sábado, 1 de agosto de 2015




1 de Agosto de 1997
Moscovo, morte de Sviatoslav Richter
(n. 20 de Março de 1915, Jitomir, Ucrânia)



Sob pretexto para recordar um dos mais importantes marcos da pianística do século vinte, vamos partilhar, parcialmente, uma peça com a qual ficou especialmente relacionado, o Concerto para Piano, op 13 de Benjamin Britten.

Trata-se da primeira obra para este instrumento, composta em 1937, antes de qualquer das suas óperas, estreado num Promenade em 1938, com o próprio Britten ao piano. Posteriormente seria revista em 1945, tendo o compositor substituído o terceiro andamento, um Recitative and aria por um novo, Andante lento.

Descrito por Benjamin Britten como «simples e direto na forma», é uma obra repleta de virtuosismo e impulso rítmico, que permaneceu na obscuridade durante décadas e tem vindo a conquistar cada vez maior atenção do público.

A versão revista de 1945 foi estreada no Festival de Cheltenham em 2 de Julho de 1946. Pouco antes, Britten tinha levado à cena a ópera Peter Grimes, e o enorme êxito desta imediatamente o guindou à fama mundial. Seguir-se-iam mais seis óperas durante a década seguinte, que o consagraram como um dos mais importantes compositores do século XX.

A estreia em Londres do Concerto para Piano, op. 13 ocorreu pouco depois dessa circunstância, no Royal Albert Hall de Londres, com a London Symphony Orchestra dirigida por Basil Cameron. A gravação que vos proponho, datada de 1967, além de Sviatoslav Richter como solista, conta com Evgeny Svetlanov dirigindo a Orquestra Sinfónica da URSS.


Eis o detalhe para acompanhamento:

00:00 Toccata. Allegro molto e con brio
11:17 Waltz. Allegretto
16:07 Impromptu. Andante lento
24:01 March. Allegro moderato, sempre alla marcia


https://youtu.be/VfoaJ9ILg5Y

Boa audição!



 
 
 
Sviatoslav Richter - Britten - Piano Concerto No 1 - Svetlanov


Sem comentários: