[sempre de acordo com a antiga ortografia]

segunda-feira, 10 de agosto de 2015



Cardeal Christoph Schönborn
e sua prima Teresa, nossa ilustre vizinha
 
 
Arcebispo de Viena, é um dos mais notáveis prelados da Igreja Católica, cabeça desempoeirada, progressista, e 'papabile', tanto no conclave que elegeu Bento XVI como no mais recente em que tivemos a graça de Francisco.
 
É senhor de posições muito avançadas - alguns meios até acham que serão 'demasiado' avançadas - acerca dos temas mais fracturantes. Sem entrar nesse domínio mas, de qualquer modo, muito interessante, aqui ficam as suas impressões acerca de um evento que, no século vinte, para sempre marcou a História da Humanidade e que se reporta ao emprego da energia nuclear para fins bélicos.

De seu nome completo Christoph Maria Michael Hugo Damian Peter Adalbert [Graf] von Schönborn - aquele 'Graf', que coloquei entre parêntesis recto, é o seu título nobiliárquico de Conde - filho do Conde Hugo Damian von Schönborn e da Baronesa Eleonore Ottilie Hilda Maria von Doblhoff. Portanto, o Senhor Cardeal-Arcebispo de Viena também é Conde Schönborn.

Pois bem, para os leitores que, de vez em quando, acedem aos meus textos sobre a Senhora Marquesa de Cadaval, este apelido Schönborn não representa qualquer novidade. De facto, também por via do casamento de sua filha Graziela Álvares Pereira de Melo com o Conde Dr. Friedrich Karl Anton Schönborn-Wiesentheid, a Senhora Dona Olga estava intimamente relacionada com esta família da mais distinta aristocracia germânica.

Não raro, em conversa com Teresa [Gräfin] Schönborn -'Gräfin' feminino de 'Graf' e, portanto, o seu título de Condessa, neta da Senhora Marquesa, filha de Graziela e de Friedrich Karl Anton - já temos falado acerca do Cardeal de Viena que, resumindo e concluindo, também é seu primo.

E, aproveitando para fazer algum humor, tenho dito que, não havendo muito tempo, se a sua família passou a contar com um Santo, ou seja, São Nuno de Santa Maria (o Condestável D. Nuno Álvares Pereira), pois nada surpreenderá que, em futuro não muito longínquo também venha a ter um Papa... Pelo menos, por duas vezes, já esteve por pouco...
 
 
 
 
 
"Antworten" von Kardinal Christoph Schönborn, in der Zeitung Heute, am Freitag, 7. August 2015.
erzdioezese-wien.at|De Kardinal Christoph Schönborn
 

Sem comentários: