[sempre de acordo com a antiga ortografia]

segunda-feira, 17 de agosto de 2015


17 de Agosto de 1771
Efeméride mozartiana

>> Curiosidade sobre as viagens de Mozart

A partir dos registos e diários das inúmeras viagens que realizou, sabe-se que, durante a sua segunda visita a Itália, em 17 de Agosto de 1771, Wolfgang e o pai Leopold Mozart chegaram a Rovereto cerca das nove horas da manhã tendo continuado o percurso pelas dez e meia. Cerca da uma da tarde já estavam em Ala onde passariam a noite.
 
É nesta ocasião que Wolfgang dá um concerto no célebre Palácio Pizzini, onde estiveram hospedados o Czar Nicolau I da Rússia (1796-1855), Heinrich Heine (1797-1856), Napoleão Bonaparte (1769.1821).

Muitos projectos de composição de peças nasceram durante as viagens. Embora esta não tivesse sido excepção nesse domínio, a verdade é que nem todas as encomendas se concretizavam. Por exemplo, nesta data é-lhe solicitada a composição de uma ópera para o Teatro de San Benedetto de Veneza, especificamente para o Carnaval de 1773, que o compositor jamais concretizou.

Estatística das viagens

Como é sabido, viajou imenso. Os números foram totalmente apurados. Fez dezassete deslocações. Viajou durante 3720 dias, ou seja, um total de dez anos, dois meses e dois dias, equivalendo, ‘grosso modo’ a um terço da sua curta vida. Aqui fica a promessa de num destes próximos dias pormenorizar datas, distâncias e destino de cada uma.

Sem comentários: