[sempre de acordo com a antiga ortografia]

segunda-feira, 17 de agosto de 2015



Prémio «no melhor pano cai a nódoa!»:
- Miguel Sousa Távares

Verosímil


Mais uma calinada de Miguel Sousa Távares. Pouco passava das oito, durante o telejornal da SIC, no habitual espaço de diálogo da Segunda-feira, MST produziu mais um dos seus criticáveis deslizes. Nem queria acreditar: «Verosímel», disse ele!

Ora vamos lá ver, não se trata de um tipo qualquer. É só um dos mais conhecidos comunicadores portugueses, jornalista e escritor, presença assídua nos meios da comunicação social já que, arguto, inteligente, experimente e homem de muito mundo, é senhor de opinião constantemente solicitada.

Com as suas responsabilidades, a MST nada mais resta do que ser exemplar no domínio e uso do Português. Não basta ser um dos porta-bandeiras do movimento contra a adopção do famigerado Acordo Ortográfico. Não exigirei a absoluta impecabilidade porque errar é humano mas, por favor, que tenha o máximo cuidado.

Que pena! Um homem que, neste aspecto do uso do bom Português, não podia ter tido melhor berço - filho que é de Sophia de Melo Breyner Andresen e de Francisco Sousa Tavares está tudo dito quanto à correcção, ao acesso aos melhores meios de ensino e de aprendizagem - acaba por se manifestar como escritor sem grande «oficina», e, não raro, apanhado em erros de palmatória que, aliás, já aqui tenho apontado para partilha convosco.

A noção de descuido, infelizmente, acaba por não se aplicar já que, o seu caso mais nos remete para a de relaxo, algo de mais negativo. Neste contexto, até se admitiria o descuido de quem não teve acesso aos meios de que MST usufruiu, alguém que, tendo estudado Latim, mesmo que não a tenha 'na ponta da língua', imediatamente depreende qual seja a etimologia de 'verosímil', a partir da qual não há qualquer hipótese de confusão com uma terminação da palavra em [el].
Esperemos que não caia em saco roto.

Sem comentários: