[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quarta-feira, 26 de agosto de 2015



Gasthof Zum Brandenburger



Durante as minhas estadas em Bayreuth esta é «a minha casa». Fica em St. Georgen, pequeno e discreto bairro, a menos de meia hora, a pé, do grande Bayreuth Festspielhaus na designada 'Colina Verde'.

Durante o mês de Agosto, não é raro chover na zona. Por isso, já tenho apanhado as minhas grandes cargas de água «a caminho» do Navio Fantasma, do Tristão, Parsifal, Mestres Cantores, eu sei lá, de uma das várias jornadas do Ring... Bem preparado para... essa eventualidade, não me lembro, alguma vez, de ter passado menos bem, ou de me sentir menos confortável. Faz parte, a chuva também faz parte do contexto.

Quando estou só, não sei o que seja deslocar-me em Bayreuth e arredores senão a pé. Sempre a pé. Não sei o que seja apanhar qualquer transporte. Dias há, por exemplo, quando vou ao Eremitage que, acumulando com o meu exercício matinal dos seis quilómetros numa hora, chego a andar dezasseis quilómetros.
 
Bem pode dizer-se que Richard Wagner e a Princesa Friederike Sofia Wilhelmine da Prússia, irmã de Frederico II e Margrevina de Bayreuth, me desafiam para percursos que acabam por se transformar em verdadeira peregrinação. Em Bayreuth, devo confessar que sempre me sinto «em peregrinação». Como sabem, aliás, é uma sensação que, há cerca de século e meio, muitos «adeptos» confirmam. Ou seja, que a Bayreuth se vai-se como que em demanda de um sagrado objectivo.

Volto à Gasthof "Zum Brandenburg", o meu poiso. Calmíssimo lugar, passo noites tão ou mais tranquilas do que em Sintra. É mesmo muito em conta e os pequenos almoços são estupendos. Naturalmente, para a altura do Festival, têm prioridade de reserva os candidatos a hóspedes que disponham de bilhetes.

Esta é uma opção que está de acordo com as minhas disponibilidades financeiras e adequada às minhas estadas de cerca de uma semana, dez dias. No tempo em que ia com o meu pai e, mesmo mais tarde, já com a Ana Maria, mas ainda em época de «vacas mais gordas», ficávamos no famoso Hotel Bayerischer Hof. Enfim, outro ambiente... Acreditem, no entanto, que, de modo algum, me sinto «em perda» nesta Gasthof.

Aqui mesmo no facebook, há uma galeria de fotos que esclarece qualquer dúvida sobre o ambiente informal, bon marché. As coordenadas de contacto, o mapa para localização mais precisa, tudo está disponível.

 
Ver mais
 

Sem comentários: