[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quarta-feira, 19 de agosto de 2015



Pois é...

Estes meninos e meninas, violoncelistas da Orquestra Infantil do Mozarteum de Salzburg, estão a ensaiar para um concerto que terá lugar no dia 31 de Janeiro de 2016 às 15.00.

Embora esta notícia a que a foto se reporta não inclua a informação, posso adiantar que a Mozart Kinderorchester,sob a direcção de Christoph Koncz - o jovem violinista da Orquestra Filarmónica de Viena que todos conhecem porque é imensamente focado pelas câmaras da televisão - vai apresentar e interpretar o seguinte programa:

1. - Sinfonia em RÉ Maior KV 95 de Mozart;
2. - "Lieder ohne Worter", numa selecção e arranjo para Orwquestra de Félix Mendelssohn / Richard Dünser;
3. - Concerto para Piano e Orquestra em Dó Maior, KV. 415 de Mozart;
4. - Sinfonia em Ré Maior KV. 97 de Mozart.


Uma loucura de programa! Claro que é possível e, para o demonstrar, ei-los preparando-se com meses e meses de antecedência. Aqui, os violoncelos. Noutras instalações e datas, os outros naipes. Com toda e necessária antecedência. Estas crianças estão integradas num processo, nos termos educativos do qual, acedem, porque as vivem no concreto, às noções mais exigentes de preparação, sistemático empenho, trabalho, gozo, alegria, sofisticada partilha da melhor Arte.

Outra galáxia? Claro que não. É tendo em vista objectivos que tais, também para «isto», para se poder chegar a este apuro, que os cidadãos votam. Reparem que, embora a Fundação Internacional do Mozarteum de Salzburg seja uma entidade não pública, estes meninos são originários das escolas públicas da região de Salzburg, vigorando, portanto, uma articulação profícua que a política provincial e nacional estimula e propicia.

Quando os nossos amigos austríacos votam, sabem que, independentemente do enquadramento mais à esquerda ou à direita, não há candidato que se atreva a pôr em causa um bem que é um adquirido geracional. Ou seja, se se chegou a um determinado 'apuro' e sofisticação educativa e cultural, há que saber preservar essa plataforma onde se joga o futuro da cidade, do país, a felicidade de todos.

Sem dúvida que é um exemplo magnífico. Replicável, com as devidas adaptações. Mas só se os cidadãos quiserem, se estiverem informados, se souberem exigir, em suma, se a literacia aumentar e Portugal não continuar a ser o país da União com os mais baixos índices de escolaridade e de consumo de bens culturais.

Aqui ficou um exemplo que conheço «por dentro e por fora», que me faz sonhar, pensando como, já hoje, poderia ser mais risonho o futuro dos meus netos e de todos os meninos que, como eles, têm direito a melhor, muito melhor do que afirmam ser possível os incompetentes políticos que desgovernam este país há demasiado tempo.

Há que estar atento. Há que não deixar que «as coisas» continuem como «eles» dizem não ser possível alterar. Há que fazer o que é preciso, não é?
 
Ver mais

Die Cellisten des Mozart Kinderorchesters proben bereits in den Sommermonaten. Das Konzert des Mozart Kinderorchesters während der Mozartwoche findet am 31.1.2016 um 15.00 Uhr im Großen Saal statt. Karten und Informationen unter tickets@mozarteum.at
 

Sem comentários: