[sempre de acordo com a antiga ortografia]

domingo, 6 de setembro de 2015



5 de Setembro de 1791
Praga: Mozart dá por terminada a 'opera seria'
"La clemenza di Tito" KV. 621
 

Por estes dias, continuamos «às voltas» com esta que foi a última ópera que compôs. Reparem no que escreveu no seu catálogo pessoal, ipsis verbis, respeitando pontuação e grafia:
 
"(...) 5 de Setembro, [completada], estreia em Praga no dia 6 de Setembro La Clemenza di Tito opera seria em 2 actos para a coroação de sua alteza real Leopoldo I. Autor [Libretto] Signoore Mazzolá, poeta da corte. Actores Sig. Marchetti Fantozi. Sig. Antonini, Sig. Bedini, Sig. Carolina Perini, Actors Signore Baglioni, Campi e coro; 24 Números."

Como poderão verificar, há apenas horas de diferença entre terminar e estrear. Como sabem, acontecia constantemente. Tal não significa que não fossem decorrendo os ensaios das partes anteriormente dadas por terminadas. Raras não foram as vezes, no entanto, em que as coisas correram menos bem para prejuízo inicial de peças que eram obras-primas absolutas...

Recordemos os quase cinco minutos do sexteto final. Não me canso de sublinhar o caso de Michael Schade que, em minha opinião, é o mais mozartiano de todos os tenores em actividade.

Tito - Michael Schade
Sesto - Vesselina Kasarova
Vitellia - Dorothea Roschmann
Annio - Elina Garanca
Servilia - Barbara Bonney
Publio - Luca Pisaroni

Wiener Philarmoniker
Dir. Nikolaus Harnoncourt




Boa Audição!
 
Ver mais
 
 
 
 
W.A. Mozart LA CLEMENZA DI TITO Tito - Michael Schade Sesto - Vesselina Kasarova Vitellia - Dorothea Roschmann Annio - Elina Garanca Servilia - Barbara Bonne...
youtube.com
 

Sem comentários: