[sempre de acordo com a antiga ortografia]

terça-feira, 15 de setembro de 2015



Refugiados de Salzburg,
Mozarteum mantém atitude solidária




A propósito destas duas fotos, escreveu o Prof. Jose Luis De Moura que Mozart aprovaria. Sem dúvida. Durante toda a vida, em particular como cristão e maçon, o compositor deu provas sobejas de uma solidariedade transbordante que bem demonstrada está através da mais variada documentação. De facto, foi daqueles que pôs os seus engenho e Arte ao serviço dos mais frágeis e carenciados.
...
Em relação ao que ilustra estas fotos, passo a traduzir: "Começou a visita guiada de beneficência às instalações da Fundação do Mozarteum, no termo da qual estará disponível um buffet.Tudo em articulação com o auxílio aos refugiados de Salzburg. No dia 24 de Setembro, pelas 16:30, haverá nova visita guiada à Casa-Museu onde Mozart nasceu em benefício dos mesmos destinatários."
 
A título de exemplo, também já ontem tinha partilhado a atitude do Presidente do Mozarteum, Doutor Johannes Honsig-Erlenburg. De acordo com a informação que vários amigos me vão enviando, alem do Mozarteum, em Salzburg, a solidariedade com os refugiados tem sido absolutamente notável. A esse título o que, por exemplo, está a contecer na estação central dos caminhos de ferro é exemplar.

Se bem conheço os salisburguenses, estão a viver um momento que pretendem seja recordado no futuro como a mais digna resposta às exigências que se lhes colocaram. O Mozarteum, absolutamente à altura, afinal, é apenas a peça de um puzzle.

Para que a solidariedade funcione e resulte em pleno, todas as peças do mundo da Cultura têm que funcionar em sintonia, o mesmo sendo de esperar da Educação, da Saúde, das instituições religiosas da poderosa Arquidiocese, etc.

Já me sugeriram que fosse passar o último trimestre do ano à minha querida Salzburg. Que trabalho voluntário não falta para quem quiser disponibilizar-se. Respondi que pensarei nisso se, entre nós, especialmente em Sintra, não fosse necessário o empenho de voluntários, como é o meu caso.

 
Ver mais
 
 
 
 
 
 

Die Benefizführung durch das Mozarteum-Gebäude hat begonnen. Im Anschluss gibt es ein Kuchenbuffet. Alles im Zeichen der Hilfe für die Flüchtlinge in Salzburg. Am 24.9. um 16:30 Uhr gibt es wieder eine Führung durch Mozarts Geburtshaus zugunsten die Flüchtlinge.
 

Sem comentários: