[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sexta-feira, 18 de setembro de 2015



Serviço Nacional de Saúde,
um bem inestimável




"Trabalhei mais de 45 anos no SNS. Depois da minha reforma sou apenas utente agradecido . Mal me ficaria não acreditar num sistema ao qual entreguei muito da minha vida . 8 anos depois da reforma sou um anônimo e hoje , sem invocar o meu passado ,fizemos RX do Tórax e análises em 45 minutos.! Não admira que a direita o queira destruir ...Num hospital privado teria lá passado metade de um dia..."

[Jose Luis De Moura, há 8 horas, no seu mural do facebook]

____________________________


O testemunho do Prof. José Luís Carneiro de Moura, Prof. Catedrático jubilado, tem uma autoridade especial. Muito mais anónimo do que ele, tenho uma opinião, aqui mesmo no fb, também já várias vezes partilhada, que não pode ser mais coincidente.

Tanto eu como a família temos histórias de assistência absolutamente irrepreensível nos serviços dependentes do SNS, quer nos Centros de Saúde quer nos hospitais, com várias intervenções cirúrgicas, incluindo problemas oncológicos, com uma dedicação até comovente por parte de todo o pessoal envolvido.

Neste momento, por exemplo, tenho pendente uma intervenção muito simples que, por quaisquer circunstâncias se atrasou um pouco. Logo me enviou a ARS Lisboa e Vale do Tejo um designado 'Vale-Cirurgia' que me permitiria concretizá-la, de imediato, num serviço privado. Não hesitei e respondi que prefiro aguardar a minha vez no Hospital Fernando da Fonseca.
 
Aliás, não temos, não queremos nem precisamos de qualquer seguro de saúde para que nos sintamos totalmente seguros quanto à satisfação das nossa necessidades no âmbito da Saúde. Ah, se o mesmo pudéssemos dizer da Educação e da Justiça, por exemplo!...

Escreve o Prof. Carneiro de Moura "(...) não admira que a direita o queira destruir (...). Pudera! Com a senha liberal e privatizadora do mais interessante património deste contexto, claro que seria a última coisa que nos surpreenderia...

Tenho a felicidade e o privilégio de ser amigo pessoal do Dr. António Arnaut, a quem me unem laços de fraternidade que são do público conhecimento - ele que é o mandatário nacional da candidatura de António Costa - ele que ficará perenemente associado a um dos mais notáveis legados do 25 de Abril.

É também pensando nele que aqui deixo esta singela homenagem ao «seu» SNS.

 

Sem comentários: