[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quarta-feira, 14 de outubro de 2015



13 de Outubro de 54
Morte do Imperador Cláudio (n. 10 a.C.)

[publicado no facebook em 13.10.2015]

Tibério Cláudio César Augusto Germânico foi o quarto imperador romano da dinastia júlio-claudiana, governou entre 24 de janeiro de 41 até a sua morte em 54. Nascido na actual cidade de Lyon, na Gália, foi o primeiro imperador romano nascido fora da península Itálica.

Lembrar-se-ão de "I, Claudius", excelente série da BBC que tivemos o privilégio de assistir há muitos anos? Pois a série está disponível e acessível. Proponho-vos o primeiro episódio. Está legendado em Português.

Eis uma curiosidade que partilho com os filólogos, meus queridos colegas, a quem lembrarei ter o Imperador Claudio proposto uma reforma do alfabeto latino nos termos da qual eram acrescentadas três novas letras - as ldesignadas 'letras cláudias' - duas das quais com o valor de W e Y e esta última equivalente ao ü umlaut alemão.

Por razões várias, embora tenha entrado em vigor durante o período em que foi imperador, as letras supra, constantes da sua reforma, não lhe sobreviveram. Também foi ele quem tentou reviver o antigo costume de colocar pontos entre cada palavra. Não esqueçamos que, grosso modo, a escrita do Latim clássico não considerava espaços entre as palavras.

Personalidade interessantíssima a vários títulos, incluindo esta sua preocupação com a facilitação do entendimento da língua, a série faz-lhe inteira justiça. O Inglês é óptimo e o cuidado com a dicção um marco de qualidade. Dentre os trabalhos para televisão cuja excelência recordo especialmente, este posicionar-se-á, talvez, entre os cinco melhores. Aconselho vivamente.

Bom visionamento!

Ver mais
 
 
 
 
Aclamada adaptação da BBC dos romances históricos de Robert Graves, com roteiro de Jack Pulman e direção de Herbert Wise. Com um elenco estelar formado por…
youtube.com
 

Sem comentários: