[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sexta-feira, 16 de outubro de 2015



16 de Outubro de 1785
Efeméride mozartiana


Datado de Viena, aos 16 de Outubro de 1785, há precisamente 230 anos, Mozart dava entrada no seu catálogo pessoal de um Quarteto para Piano, Violino, Viola e Violoncelo, em Sol menor, obra esta que, mais tarde, Köchel catalogaria com a referência KV. 478.
...
Cumpre ter em consideração que, ao tempo, era especialmente com as peças de música de câmara que os compositores ganhavam a vidinha. Porém, não raro, incorriam em sérias discussões com os editores que, na presença de obras que apresentassem maiores dificuldades de interpretação, já sabiam que o negócio não correria tão bem…

Pois tal circunstância verificou-se precisamente com este quarteto. E a coisa foi tão manifesta que o editor Hoffmeister, receando um desastre ainda maior, libertou o compositor do compromisso de escrever mais dois quartetos que, em princípio, estavam encomendados. Trata-se de obra escrita na tonalidade de Sol menor - a mesma das Sinfonias Nos. 25 e 40 - que, como sabem, é portadora daquelas conotações menos positivas.

Com uma estrutura em três andamentos, I. Allegro, em Sol menor, II. Andante, em Si bemol Maior e III. Rondo (Allegro), em Sol Maior, passo a propô-lo numa interpretação que considero, sem qualquer dúvida, uma das melhores que é possível aceder, pelo saudoso Trio Beaux Arts com o violetista Bruno Giuranna.

Vão permitir que, muito especialmente, dedique esta partilha à Elsa Monteiro Isidro - arquitecta paisagista da Parques de Sintra a quem já devemos tantos e belíssimos trabalhos nos jardins e parques por onde tem implantado testemunhos do seu talento - hoje aniversariante. Faço-o tanto mais feliz quanto a Elsa é frequente na música de câmara da Gulbenkian e, portanto, sabendo de antemão que vai gostar deste presente que também leva um beijinho do seu melómano amigo

Boa audição!

Ver mais
 
 
 
Wolfgang Amadeus Mozart's Piano Quartet No. 1 in G minor, K. 478, is considered the first major piece composed for piano quartet in the chamber music…
youtube.com
 

Sem comentários: