[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sexta-feira, 9 de outubro de 2015




A treta do colesterol elevado

[publicado em 06.10.2015 no facebook]

Quem no-lo confirma é o Prof. Doutor Manuel Pinto Coelho, através de esclarecedor artigo, publicado no semanário 'Expresso', na edição datada do passado dia 12 de Setembro.

Alertado oportunamente para este assunto, eu até já tinha suspendido o tratamento a que andava a ser submetido com 'Pitavastatina', Livazo 4mg. Este, aliás, era um medicamento que me fora receitado em substituição de uma 'sinvastatina' que, pasmem, custava um décimo - estão a... ler bem, dez vezes menos do que o outro - que me produziu, como efeito secundário, umas dores musculares horríveis nos membros inferiores.

Verifiquei que vários médicos das minhas relações não estavam ao corrente do quadro que o Prof. Pinto Coelho tão bem elucida. Por isso, e prevendo que o mesmo possa estar acontecendo convosco, com algum familiar ou amigo, aqui reproduzo o seu artigo com o objectivo de poder ser útil a quem, tal como comigo acontecia, possa estar a ser «tratado» contra o colesterol elevado.

A propósito, oportunamente, um dos meus bons amigos que é conhecido farmacêutico, já me tinha avisado quanto à questão dos índices limite, que passaram a ser considerados como «norma», a partir dos quais, depois das análises laboratoriais a que nos submetemos, os médicos nos fazem incorrer em «tratamento para baixar o colesterol».

Sem qualquer especulação, porque se trata de pessoa extremamente ponderada, apenas pretendeu que eu pensasse nos milhares de milhões de dólares que qualquer variação de limite implica para os fabulosos números com que a indústria farmacêutica trabalha a nível mundial. E, enfim, eu limito-me a passar-vos a bola...
 
No caso vertente, em conclusão, a coisa reveste inusitada perplexidade na medida em que tais «tratamentos» foram postos em causa, como perfeitamente escusados, já que o efeito pretendido, ou seja, o de evitar AVCs, pura e simplesmente, não se aplica... Leiam, tirem as vossas conclusões e, pelo menos, que vos suscite um pedido de esclarecimento ao vosso médico de família.
 
Ver mais
P
 
Prof. .Dr.Manuel Pinto Coelho
 
 

Artigo de opinião no jornal Expresso:
Colesterol: quem põe em risco a saúde pública?

 

Sem comentários: