[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sexta-feira, 9 de outubro de 2015



Castelo dos Mouros
 
[publicado no facebook em 07.10.2015]
 
Perante este preciso e precioso lugar de encanto, com que nos desafia a foto de hoje da Câmara Municipal de Sintra, gostaria de vos lembrar que, muito antes de chegar a este trecho da muralha, terão de passar pelo Centro de Interpretação e Musealização do Campo de Investigação Arqueológica que, pri - mo - ro - sa - men - te a Parques de Sintra instalou na igreja de São Pedro Canaferrim.
 
Permitam que passe a citar informação cedida pela própria PSML:
 
"(...) No que respeita ao Centro de Interpretação da História do Castelo dos Mouros, a solução arquitetónica seguiu a linguagem do projeto global ao eleger o aço, o vidro e a madeira de acácia como materiais, reproduzindo a volumetria que se pensa ser a original através de uma estrutura reversível que não apoia nas paredes.

No interior deste espaço foram instaladas vitrinas em aço e vidro, desenhadas para garantir a segurança e conservação das peças. Um dado em osso, uma queijeira, uma chave, uma panela, machados de pedra polida ou moedas portuguesas e espanholas, são algumas das peças que poderão ser vistas e que têm origem desde o Período Neolítico, de 5.000 A.C., até à Idade Média, do séc. X ao XII.

Também no interior se encontra uma maquete do Castelo dos Mouros e da sua envolvente, um vídeo com a História do local e vários tablets com informação multimédia interativa detalhada sobre as peças de cada período e em vários idiomas, que permitirão aos visitantes saber mais sobre este monumento.

No que respeita à musealização do Campo de Investigação Arqueológica, foram implantadas duas plataformas em aço, vidro e madeira de acácia (proveniente de limpezas florestais na Serra de Sintra), para proteger as estruturas de forno e silos do bairro islâmico (séc. X-XII), bem como as sepulturas de ritual cristão (séc. XII-XIV), postas a descoberto na encosta nascente do Castelo, permitindo aos visitantes a sua observação e interpretação. Na plataforma adjacente à muralha, foi protegida parte da fundação de uma habitação muçulmana e dois silos geminados com cerca de 3 metros de profundidade. (...)"

ATENÇÃO:

Esta jóia de divulgação e animação cultural de Sintra, autêntica lição de História que é o Centro de Interpretação e Musealização do Campo de Investigação Arqueológica

>>>>>>>>>>>> É DE ACESSO GRATUITO TODOS OS DIAS !!!
 
 
 
 


FOTO DO DIA - Castelo dos Mouros
 

Sem comentários: