[sempre de acordo com a antiga ortografia]

terça-feira, 6 de outubro de 2015




Geneviève, minha amiga
 
 
A propósito do aniversário de Petra Schmutzier, uma querida colaboradora da Stiftung Mozarteum Salzburg, queria chamar a vossa atenção para uma das oito pessoas que aparecem nesta foto. Não, não é Mathias Schultz, Director Artístico da Fundação, bendito fruto entre as mulheres. Quero que conheçam a minha grande amiga em Salzburg, Prof. Geneviève Geffray, que ali aparece, muito prazenteira.
 
É a mais baixa do grupo mas, indiscitivelmente, a de maior notor...iedade. É, de facto, uma amiga que prezo imenso. Tenho nela um orgulho desmedido já que, a nível mundial, a Geneviève, é uma das maiores autoridades em Mozart. Tendo servido o Mozarteum durante quarenta anos, além da Legião e Honra da França, foi condecorada pela República Austríaca com a mais alta distinção cultural, tendo sido atribuído o equivalente ao grau de Professor 'honoris causa'.
 
Foi ela quem me abriu todas as portas que precisei, não só no Mozarteum, Fundação Internacional de que sou membro, mas também noutras instituições salisburguenses. Entretanto, já que cheguei a este ponto de devassar a nossa amizade íntima, não terminarei sem vos dizer que, em crochet, Geneviève fez as botinhas mais queridas que João, o meu neto mais novo, então recém-nascido, calçou há pouco mais de três anos. Só vos digo é que a encomenda me apareceu em Sintra, sem eu esperar, e ia-me dando 'uma coisinha má' com a comoção...

Uma nota curiosa. Durante as dezenas de anos de trabalho na Fundação do Mozarteum, devido à sua dedicação à «causa mozartiana», Geneviève era carinhosamente tratada por 'Frau Mozart', a Senhora Mozart. Depois de se aposentar, outro epíteto lhe passou a assentar, o de 'Mozart Witwe', a Viúva Mozart... Também destas pequenas histórias se faz a vida de uma grande Senhora, de uma instituição tão respeitada e de uma cidade como esta.

Ao longo da vida, tenho tido o enorme privilégio de contar com amigos muito distintos, não raro figuras públicas conhecidas, a eles me unindo interesses culturais comuns, absolutamente alheios a traficância de qualquer ordem, com quem mantive e mantenho as mais bonitas relações. Sou como sou porque, também eles, me fizeram e têm feito assim. É o caso da Geneviève. Sem ela, nem Salzburg nem eu estaríamos tão bem, percebem?
 
 
 
8 h

Die Stiftung Mozartem feiert heute den Geburtstag von Sekretariatsperle Petra Schmutzler. Alles Gute!
 

Sem comentários: