[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quinta-feira, 15 de outubro de 2015



Parques de Sintra
e
Massimo Mazzeo


Ciclo “Noites de Queluz
– Tempestade e Galanterie”, 17 de Outubro


Artur Schoonderwoerd apresenta “Beethoven: Beleza à Beira do Abismo” ao pianoforte Clementi

- Terceiro concerto do ciclo “Noites de Queluz - Tempestade e Galanterie”
- Arthur Schoonderwoerd, um dos mais reconhecidos pianistas da sua geração apresenta “Beethoven: Beleza à Beira do Abismo”, às 21h30, na Sala da Música, num programa que inclui obras da primeira fase da produção pianística de Beethoven.

Neste recital de pianoforte, em que viajaremos até à Viena do final de Setecentos e início de Oitocentos, serão abordadas quatro obras da primeira fase da produção pianística de Ludwig van Beethoven - compostas entre 1798 e 1802 - e coincidindo com a altura em que o pianoforte se impõe de forma definitiva face ao cravo.
 
No recital serão tocadas as seguintes obras: Sonata Op. 26 No 12, Marcia Funebre em Lá bemol Maior; Sonata Op. 13 No 8 em Dó menor, 'Patética'; Variações Op. 34 em Fá Maior; Sonata Op. 31 No. 2 em Ré menor, 'A Tempestade'

Estas obras não só precederam a descoberta por parte de Ludwig van Beethoven da irreversibilidade da sua gradual surdez – facto que explicará o “Testamento de Heiligenstadt” – como são dos anos que precederam a extensão das Guerras Napoleónicas à escala europeia. Daí o título do concerto: “Beethoven: Beleza à Beira do Abismo”.

Arthur Schoonderwoerd

É um dos mais reconhecidos pianistas da sua geração. As suas áreas de interesse especial incluem a interpretação de música para piano dos séculos XVIII e XIX, o repertório deste período, bem como o estudo dos vários instrumentos de teclado desta época.

O pianista realiza concertos a solo em todo o mundo. Dedica igualmente o seu tempo à música de câmara e ao repertório de Lied. Actua frequentemente com cantores de renome, tais como Johannette Zomer, Hans Jörg Mammel, Sandrine Piau, Isabelle Druet, Jan Kobow, David Wilson Johnsen e Mark Padmore, e com músicos como Eric Hoeprich, Jaap ter Linden, Barthold Kuijken, Wilbert Hazelzet, Miklos Spányi, François Leleux e Marcel Ponseele. Dirige e actua com a sua orquestra, Cristofori, explorando e iluminando o repertório para piano e orquestra no seu estilo próprio e único.
Todas as gravações da discografia de Arthur Schoonderwoerd são realizadas com pianos históricos ou reproduções dos mesmos.

Eis uma pequeno apontamento do gabarito de Arthur Schoonderwoerd, interpretando "Für Elise", 'Bagatela' de Beethoven, certamente num dos mais conhecidos temas da Música de todos os tempos e que, no caso do compositor, só rivaliza com os acordes iniciais da sua Sinfonia No 5.

Boa Audição!

Ver mais
 
 
youtube.com|De denieuwemichael
 

Sem comentários: