[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sábado, 28 de novembro de 2015




28 de Novembro de 1881
Nascimento de Stefan Zweig
Ler Zweig,
acompanhar a lucidez de um imortal
 
Hoje, centésimo trigésimo quarto aniversário de Stefan Zweig, grande senhor das letras austríacas, que viveu em Salzburg, numa lindíssima casa - ao tempo, algo inóspita, segundo o testemunho do próprio escritor - no Kapuzinerberg, entre 1919 e 1934. Lugar de minha peregrinação frequente, sempre que estou na cidade, é um dos meus recantos fétiche, onde me encontro e onde me encontro com ele.

Ali, há já não sei quantos anos, durante algumas tardes, li o seu "Die Welt von Gestern - Erinnerungen eines Europäers“, [O mundo de ontem, Memórias de um Europeu], inequivocamente, um dos livros da minha vida, que, pela enésima vez o repito, tenho recomendado com o maior empenho.

Para os que não puderem aceder ao original, há uma boa tradução em Português da editora Assírio e Alvim. Altamente perturbantes são muitas dessas memórias, demasiado coincidentes com imensas situações que, nós europeus, estamos a viver neste preciso momento.
_______________________

Strauss & Zweig,
parceria para a eternidade


Ainda em homenagem a Stefan Zweig , venho propor-vos que assistam a uma récita da ópera “Die schweigsame Frau”, composição de Richard Strauss, cujo libreto, do meu homenageado, se baseia em “Epicoene, ou a mulher silenciosa”, uma comédia do dramaturgo do Renascimento Ben Johnson.
 
Como alguns saberão, à altura da estreia, esta ópera teria um destino conturbado já que, tendo-se recusado o compositor a retirar o nome de Zweig do programa, Goebbels, o ministro do Reich, não foi à récita inaugural em 24 de Junho de 1935 e, pura e simplesmente, a ópera foi proibida depois de três noites em palco.

A gravação é de uma transmissão televisiva a partir do Nationaltheater de Munique, em 1972. Wolfgang Sawallisch dirige o Coro e a Orquestra da Bayerischen Staatsoper e os solistas são Kurt Moll, Benno Kusche, Lotte Schädle, Glenys Loulis, Albrecht Peter e Max Proebstl. A encenação é de Günther Rennert.

Boa Récita!
 
 
 
Richard Strauss DIE SCHWEIGSAME FRAU (The Silent Woman) Komische Oper in drei Aufzügen nach Ben Jonson von Stefan Zweig Sir Morosus: Kurt Moll Seine…
youtube.com
 

Sem comentários: