[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sábado, 14 de novembro de 2015




Em Dia de São Martinho
 
[publicado no facebook em 11.11.2015]
 
 
Aqui a lembrar Manuel Sabino Nunes Duarte, o famoso 'Veca', [cortada, a sua foto aparece inteira no original ao qual se acede], figura incontornável da cavalaria à portuguesa, ele próprio cavaleiro de alternativa, presença imprescindível nas Feiras de Santarém e da Golegã, um orgulho para nós, seus primos. Os documentos anexos não podem ser mais eloquentes.
 
Esta partilha tem como especiais destinatários os meus queridos primos Coronel António Manuel Cac...hado Pessanha de Oliveira [ António Manuel Pessanha] e Arq. António Joaquim Cahado Pessanha de Oliveira [Joaquim Pessanha].Tal como eles, também eu continuo a gostar de montar, hábito que muitos dos nossos familiares mantiveram durante toda a vida.
 
As minhas filhas Joana e Rita praticaram equitação, desde muito garotas, durante bastantes anos, e pena tenho que não o façam actualmente. Oxalá, quando forem à Golegã, Azinhaga, Pombalinho, os nossos netos possam sentir o modo especial como aquela terra continua ligada às tradições sempre tão caras aos nossos antepassados.

É por isso que recordo o primo Veca, um autêntico ícone do Ribatejo, ímpar figura da região onde estão as nossas mais profundas raízes. Lembrá-lo, com saudade, também é lembrar pessoas e lugares muito especiais, indissociáveis dos princípios e valores da nossa matriz de educação.
 
 
 
 
 
"A Memória é não-mediada, e o que vem em seu auxílio vem directamente; a recordação é sempre reflectida. É por isso que recordar é uma arte." Soren KierKegaard - Recordemos então o Pombalinho...
opombalinho.blogspot.com|De Manuel Gomes
 

Sem comentários: