[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quinta-feira, 26 de novembro de 2015




Histórico!

{publicado no facebook em 24.11.2015]

Acabo de saber a notícia. Finalmente, António Costa foi indigitado como Primeiro Ministro de Portugal. Vai governar na sequência de acordos de incidência parlamentar com o PCP, BE e PEV. Desde 1975 que tal cenário parecia impossível.

Faz precisamente amanhã quarenta anos que o saudoso Ernesto de Melo Antunes, através dos meios de comunicação social, em cima da hora - isto é, na altura em que o 'Grupo dos Nove' saía vencedor de uma movimentação militar muito complicada - fez uma alocução, perfeitamente oportuna e histórica.

Foi em 25 de Novembro de 1975. Foi o 25 de Novembro. Durante quatro décadas, até parece que o apelo de Melo Antunes, no sentido de se dever contar com o PCP como força partidária indispensável à Democracia e à vida democrática em Portugal, não tinha sido totalmente entendido... Foi agora. Cumpriu-se agora a sua avisada opinião.

Não deixa de ser curioso que Cavaco Silva, o mais desqualificado dos inquilinos de Belém desde que Portugal recuperou a vida democrática que estivera «impedida» entre 1926 e 1974, seja o Presidente que subscreve o despacho de indigitação daquele que vai contar com o PCP como aliado mais próximo e indispensável à governação do país.

Nos últimos quatro anos, Portugal e os portugueses estiveram sujeitos a uma das maiores humilhações desde 25 de Abril, humilhados por medidas desnecessárias e até algo cruéis do governo de Passos Coelho/Paulo Portas, cujas perversas consequências tanto sofrimento geraram e ainda vão perdurar.
 
Hoje faz-se História. E, se tal acontece, é por inequívoco mandato popular. Naturalmente, muito comovido, abraço todos os democratas com a mais nobre das saudações

Viva a República! Viva Portugal!

 

Sem comentários: