[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quinta-feira, 26 de novembro de 2015




Um consolo!

[publicado no facebook em 24.11.2015]

A Escola só pode ser um espaço cuidado, estimado, agradável, cujas boas condições de frequência propiciem as melhores práticas de ensino e de aprendizagem. Nesse sentido e com esse objectivo, é muito consolador confirmar o interesse dos nossos autarcas, Presidente Basílio Horta e Vice-Presidente Rui Pereira, que aqui vemos a atravessar um recinto escolar, provavelmente, encaminhando-se para uma reunião ou de visita a alguma das instalações.

Ao contrário do que mui...ta gente pensa, em qualquer escola, a Educação, nas suas vertentes de ensino e aprendizagem, não acontece apenas dentro das salas de aulas, sob a orientação do professor. Não, de modo algum. O que se passa no exterior deve ter, pelo menos, tanta qualidade como «lá dentro».

Cá fora, nos pátios, entre pavilhões, nestes locais de passagem, de convívio, de conversa, onde se confrontam opiniões mais ou menos acaloradamente, com toda a informalidade, cá fora, também o espaço tem de ser propício à Educação, desta feita, sob a discreta mas atenta vigilância dos assistentes operacionais cujas funções, nunca será demais assinalar, são importantíssimas para o bom sucesso do projecto importantíssimo que está cometido ao Sistema Educativo, em geral, e a cada estabelecimento de ensino, em particular.

Não posso saudar mais calorosamente, a preocupação que a notícia veicula no sentido de melhorar a qualidade das instalações. Que cada instância, Ministério da Educação e autarquia, cumpra o que lhe está determinado neste domínio. Esse investimento, de certeza absoluta, não pressupõe qualquer prejuízo...
 
Ver mais
 
 
No segundo dia da presidência aberta dedicada à educação realizaram-se visitas no âmbito das temáticas “ Instalações Escolares”, “Expressões Artísticas” e “Diversificação das Respostas Educativas”. ...
cm-sintra.pt
 

Sem comentários: