[sempre de acordo com a antiga ortografia]

domingo, 1 de novembro de 2015



Sexta-feira, 30 de Outubro de 2015,
19:00 - Grande Auditório


CORO GULBENKIAN
ORQUESTRA GULBENKIAN...

JOANA CARNEIRO (maestrina)
DORA RODRIGUES (soprano)



Infelizmente, por motivos de ordem pessoal, a maestrina mexicana Alondra de la Parra, não pôde deslocar-se a Lisboa para dirigir os concertos de ontem e de hoje na Fundação Gulbenkian.
Alondra de la Parra é uma destacada figura da música mundial, fundadora da Orquestra Filarmónica de las Americas, tendo sido eleita, em 2010, pela Revista "Poder 360", como uma das pessoas mais influentes do mundo. Enfim, com todas as previsíveis desvantagens, será substituída pela que está mais à mão, da designada «prata da casa».

Eis o programa:

Arturo Márquez
Danzon nº 2


Heitor Villa-Lobos
Bachiana brasileira nº 5


Leonard Bernstein
Symphonic Dances from West Side Story


Aylton Escobar
A Rua dos Douradores — Litania da Desesperança


Maurice Ravel
Bolero



"A Rua dos Douradores — Litania da Desesperança" é uma encomenda no âmbito SP-LX – Música Contemporânea do Brasil e de Portugal.

Trata-se da primeira obra de uma parceria entre a Fundação Gulbenkian e a Orquestra Sinfónica do Estado de São Paulo que consiste na estreia alternada de obras encomendadas a compositores brasileiros e portugueses. O destaque inaugural cabe ao brasileiro Aylton Escobar com a obra A Rua dos Douradores, inspirada pelo Livro do Desassossego de Fernando Pessoa.

 _______________________


Ainda no contexto do programa supra, gostaria de vos propor uma gravação das Symphonic Dances from West Side Story de Leonard Bernstein, com a Israel Philharmonic Orchestra, no The Symphony Hall, Osaka, em 1985, sob direcção do saudoso compositor e maestro.

Boa Audição!

Ver mais
 
 
 
Leonard Bernstein Israel Philharmonic Orchestra The Symphony Hall, Osaka, 1985
youtube.com
 

Sem comentários: