[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quinta-feira, 24 de dezembro de 2015



24 de Dezembro de 1781
Efeméride mozartiana
Duelo musical entre Mozart e Clementi
 
 
Para que fiquem inteirados acerca do evento, socorro-me de uma carta datada de Viena, aos 16 de Janeiro de 1782, que Mozart remete para o pai, em Salzburg. Na medida do possível, ao traduzir do Alemão, respeito a grafia do compositor. Os traços longos aparecem tal qual no manuscrito, seguindo-se a letra minúscula, embora tivesse feito um anterior ponto final.

“Mon trés cher Pére [erros de acentuação gráfica do próprio autor da carta que se dirige ao pai em Francês] (…) Então, agora, acerca de Clementi.---- É um intérprete convincente de cravo.---- e nada mais.---- tem grande facilidade na mão direita.---- as suas melhores prestações são Terceiras.---- fora isso, não vale um tostão quanto a gosto e sensibilidade ----não passa de um Mechanicus. (…)".

Seguidamente, Mozart dá conta ao pai Leopold de pormenores do «duelo pianístico» que tinha mantido com Clementi, por sugestão do próprio Imperador [José II]. Ficamos a saber que obras foram tocadas – no caso de Clementi, a sua 'Sonata em Si bemol', op. 24, seguida do Andante e Rondo de uma Sonata de Paisiello – e, quanto a Mozart, variações não identificadas, bem como o Allegro da mesma última referida Sonata, a partir do próprio manuscrito de Paisiello, que lhes fora entregue pela Grã Duquesa Maria Feodorovna, presente para assistir à «contenda».

Na mesma carta, ficamos ao corrente de outros detalhes curiosíssimos, por exemplo, sobre o estado lamentável de desafinação em que se encontravam os instrumentos usados, além da alusão às conversas que mantivera com o Imperador, o montante de cinquenta ducados* que recebera, etc.

A título de ilustração mais pertinente destas notas, eis o primeiro andamento, 'Allegro con brio', da 'Sonata em Si bemol Maior Op.24 No.2, a mesma peça que, de sua autoria, Clementi tocou naquele famoso serão. A interpretação é de Balázs Szokolay.


Boa audição!

_________________

*O presente de 50 Ducados equivaleria a cerca de 3800 libras actuais.
 
 
 
 

Sem comentários: