[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015



1915 - 2015
Elisabeth Schwarzkopf,
centenário


Felizmente, não faltam registos de muitas das suas prestações. Nesta comemoração tão especial, parece que terei encontrado uma gravação rara e muito interessante. Elisabeth Schwarzkopf canta "Ach ich fühl's...", a Aria de Pamina, no original Alemão. Aqui têm o texto com uma tradução para Inglês.

Ach, ich fühl's, es ist verschwunden,       
Ewig hin der Liebe Glück!                          
Nimmer kommt ihr Wonnestunde
Meinem Herzen mehr zurück!
Sieh', Tamino, diese Tränen,
Fließen, Trauter, dir allein!
Fühlst du nicht der Liebe Sehnen,

So wird Ruh' im Tode sein!



Ah, I feel it, it has disappeared
Forever gone love¹s happiness!
Nevermore will come the hour of bliss
Back to my heart!
See, Tamino, these tears,
Flowing, beloved, for you alone!
If you don't feel the longing of loveThen there will be peace in death!


Elisabeth Schwarzkopf cantou esta Aria na Rádio Turino, no dia 1 de Dezembro de 1952, sob a direcçao de Mario Rossi, num recital exclusivamente dedicado a Mozart, que incluia Arias from de "Die Zauberflöte", "Idomeneo", "Don Giovanni" e "Le Nozze di Figaro".

Schwarzkopf também gravou esta Ária em estúdio, em Julho daquele ano, com a Philharmonia Orchestra sob a direcção de Sir John [Michael] Pritchard, mas o disco nunca foi publicado.

Trata-se, de facto, de uma 'Pamina' memorável, ainda que, para nossa surpresa, se possa assinalar um ou outro deslize, provavelmente, devidos a distorção da própria gravação.

Boa Audição!


PS:

Uma célebre Ária. De amor. Eis a minha partilha de hoje, excerto de "Die Zauberflöte", o Singspiel que é marca indelével da minha filiação e condição de Iniciado da AOM, a mesma que acolheu o meu Irmão Mozart, compositor que nenhum soprano esteve mais à altura do que Schwarzkopf, razão pela qual os articulei através de peça tão simbólica.

Permitam que esta homenagem à diva ainda tenha outra destinatária, a minha filha Rita d' Avila Cachado Rita Avila Cachado, também hoje aniversariante. Não, a Rita não canta. Contudo, no seu métier de antropóloga, investigadora e professora do ISCTE, já é uma referência que muito orgulha a família e os amigos.
 
Ver mais

 
 
 
A rare recording where you can hear Elisabeth Schwarzkopf perform Pamina's aria in german! Please if you have anymore information on when this was recorded a...
youtube.com
 
 

 
 

Sem comentários: