[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015


Nino Rota,
Milão, 3.11.1911 - Roma, 10.4.1979

Abordagem I

[publicado no facebook em 3.12.2015]

Melómanos que, em simultâneo, também são indeclinávei cinéfilos, consideram indissociáveis as obras de Nino Rota e de Federico Fellini. Daí que, no aniversário do compositor, vos proponha o visionamento de "Prova d' Orchestra", filme datado de 1978, que, imerso no universo da Música, é uma grande alegoria.
 
Ali convivem a repressão do poder sobre o indivíduo, um percurso de matizes do exercício do poder, desde o mais assertivo autoritarismo até à anarquia. No felliniano aproveitamento do perfeito cenário, a morte contracena com a vida na afinação dos instrumentos...

Um ensaio de vida em que a orquestra sinfónica é a humanidade, cada pessoa um instrumento. Nas alegrias, tristezas, frustrações, ali estamos todos, incluindo o louco, o superficial e fútil, o saudosista. Mais ou menos, todos são protagonistas. Afinal, como na vida.

Este filme ainda encerra a particularidade de ter contado com a última colaboração de Nino Rota para a concepção da sua banda sonora. Filme verdadeiramente IMPERDÍVEL mesmo que, como eu, já o tenham visto não sei quantas vezes. Eis 70 minutos de grande Arte! Bom visionamento! Se precisarem, poderão accionar o apoio de legendas em castelhano.

PS:Ainda a chamar a atenção para a Abordagem II que publicarei mais tarde para partilha de uma obra do compositor sem relação com o cinema.
 
Ver mais
 
 
Prova do orchestra (1978) | Federico Fellini (SUBTITULADA EN ESPAÑOL)
youtube.com
 

_____________________________________________

Nino Rota,
Milão, 3.11.1911 - Roma, 10.4.1979
Abordagem II


Em Salzburg, no Museu da cidade, há já uns bons anos, vi uma exposição extremamente bem concebida sobre a vida e obra de Nino Rota. Nessa oportunidade confirmei a ideia de que, muito para além da sua articulação com a Sétima Arte - e, em especial mas não exclusivamente, com Federico Fellini, como autor de belíssimas páginas de bandas sonoras - Nino Rota tem uma obra ainda hoje quase por descobrir.

Exemplo desta opinião é a peça que passo a propor-vos, sem qualquer enquadramento, tal qual, numa primeiro contacto, sempre me habituei a fazer, para que, se for esse o caso, possam partir para a consulta de elementos que propiciarão um outro e mais aprofundado entendimento da obra.

Então, eis a Sinfonia No.3 de Nino Rota, datada de 1956/57, com os seguintes andamentos: I. Allegro, II. Adagio con moto, III. Allegretto mosso, IV. Vivace con spirito. Interpretação a cargo da Orquestra Sinfónica de Norrköping sob a direcção de Ole Kristian Ruud. Para quem ainda desconhece, pois que seja uma boa descoberta.

Boa Audição!
 
Ver mais
 
 
Nino Rota (1911-1979): Sinfonia No.3, in do Maggiore (1956/1957). I. Allegro II. Adagio con moto III. Allegretto mosso IV. Vivace con spirito Norrköping Symp...
youtube.com
 
 
 
 
 


 
 

Sem comentários: