[sempre de acordo com a antiga ortografia]

terça-feira, 8 de dezembro de 2015



"Presépio, lição de despojamento"
 
 
É o título do artigo que subscrevi para a edição do passado dia 4 do 'Jornal de Sintra'. Notas muito sumárias que também enquadram a exposição de presépios do escultor Luís Alenquer, a inaugurar amanhã na Galeria Real Antiguidades em São Pedro de Sintra.
 
"(...) Na realidade, como não ter bem presente a realidade dos fugitivos da guerra e deoutros horrores que, procurando refúgio, constroem comoventes presépios às portas desta Europa, a um tem...po, tão civilizada, desorganizada e impotente? Vivemos, sim, dias de presépios vivos, os presépios de sempre, que continuam a desafiar as nossas incapacidades flagrantes, insuportáveis.
 
É neste contexto que, em Sintra, a Canaferrim, Associação Cívica e Cultural, promove uma exposição de presépios de Luís Alenquer, conjunto de peças sinalizadas por declarado pendor de despojamento, subordinada ao tema O Presépio – A devoção da Hu-manidade. A aposta do escultor incide nos valores, tão franciscanos, que tal estética suscita. (...)"

Acessível em www.jornaldesintra.com acionando o comando 'Edições' e, seguidamente, 4.12.2015
 
 
Jornal de Sintra | Semanário Regionalista Independente
A funcionar desde 2008, na Rua Serra de Baixo (junto à Estação da CP), a Casa Benfica em Algueirão-Mem Martins foi [...]
jornaldesintra.com
 

Sem comentários: