15 Janeiro 1773
Efeméride mozartiana
[publicado no facebook em 1.01.2016]
Milão, composição do motete Exsultate, jubilate em Fá, KV. 165
UM MILAGRE! ...
Mozart tinha dezasseis anos quando escreveu uma das mais radiosas peças de música sacra de todos os tempos. Trata-se de obra composta para o ‘castrato’ Venanzio Ranzzini, pela primeira vez cantada dois dias depois, em 17 de Janeiro de 1773, na igreja da Ordem dos Clérigos Regulares Teatinos em Milão.
Foi concebida sob a forma de cantata, em quatro andamentos, com um recitativo ‘secco’ articulando os dois primeiros andamentos, o segundo dos quais é uma ária em Lá Maior calorosamente expressiva. O andamento final é o conhecidíssimo ‘Alleluia’.
- Aria (Allegro) Exsultate, jubilate (0:00)
- Recitativo: Tandem advenit hora (4:58)
- Aria (Andante) Tu virginum corona (5:47)
- Aria (Allegro) Alleluia (13:44)
Mais uma vez vos proponho a interpretação de Cecilia Bartoli - reparem no seu stacatto, algo exagerado, como sempre tenho chamado a atenção quando passo esta gravação - acompanhada pela Orquestra Filarmónica de Viena, dirigida por Riccardo Muti, na célebre gala do dia 27 de Janeiro de 2006, no Grosses Festspielhaus de Salzburg, por ocasião do 250º aniversário do compositor, a que tive o privilégio enorme de assistir. Meu Deus, já passaram 10 anos!
Boa audição!
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Efeméride mozartiana
[publicado no facebook em 1.01.2016]
Milão, composição do motete Exsultate, jubilate em Fá, KV. 165
UM MILAGRE! ...
Mozart tinha dezasseis anos quando escreveu uma das mais radiosas peças de música sacra de todos os tempos. Trata-se de obra composta para o ‘castrato’ Venanzio Ranzzini, pela primeira vez cantada dois dias depois, em 17 de Janeiro de 1773, na igreja da Ordem dos Clérigos Regulares Teatinos em Milão.
Foi concebida sob a forma de cantata, em quatro andamentos, com um recitativo ‘secco’ articulando os dois primeiros andamentos, o segundo dos quais é uma ária em Lá Maior calorosamente expressiva. O andamento final é o conhecidíssimo ‘Alleluia’.
- Aria (Allegro) Exsultate, jubilate (0:00)
- Recitativo: Tandem advenit hora (4:58)
- Aria (Andante) Tu virginum corona (5:47)
- Aria (Allegro) Alleluia (13:44)
Mais uma vez vos proponho a interpretação de Cecilia Bartoli - reparem no seu stacatto, algo exagerado, como sempre tenho chamado a atenção quando passo esta gravação - acompanhada pela Orquestra Filarmónica de Viena, dirigida por Riccardo Muti, na célebre gala do dia 27 de Janeiro de 2006, no Grosses Festspielhaus de Salzburg, por ocasião do 250º aniversário do compositor, a que tive o privilégio enorme de assistir. Meu Deus, já passaram 10 anos!
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