[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sábado, 9 de janeiro de 2016




8 de Janeiro, 1779 e 1783
Efemérides mozartianas
- duas árias de concerto
 
[publicado no facebook em 08.01.2016]
 
Hoje, duas árias de concerto, com os respectivos recitativos. A primeira, " Popoli di Tessaglia! ... Io non chiedo, eterni Dei“, KV. 316, que tinha sido iniciada em Paris, foi completada em Munique, precisamente, no dia 8 de Janeiro de 1779. Em segundo lugar, datada do mesmo dia, 8 de Janeiro, mas de 1783, "Mia speranza adorata! ... Ah non sai qual pena sia“ KV. 416.

Estas duas conhecidíssimas peças foram ambas escritas a pensar numa mesma pessoa, Aloysia Weber que, tudo leva a crer, pode ter sido o grande amor da vida de Amadé. Há muitos musicólogos que, inequivocamente, dão a ligação como paixão assolapada. No entanto, julgo que, com maior cautela, deveremos considerar tal interesse.
 
De facto, a única carta do compositor, curiosamente escrita em italiano, que até nós chegou, dirigida a Aloysia, está datada de Paris aos 29 de Julho de 1778, é de uma tal formalidade e evidenciando tanta falta de intimidade que não deixa de causar certa estranheza.

Muito provavelmente, com ela, sentir-se-ia de tal modo constrangido que, através da escrita, não ousava empregar as liberalidades de toda a ordem que sabemos ter sido capaz noutras circunstâncias. Como sabem, além de Sophie e Josepha, Aloysia era uma das quatro irmãs Weber, família à qual Mozart ficaria indissociavelmente ligado através do casamento com Constanze.

Aloysia foi uma cantora de assinalável sucesso para quem Mozart escreveu nada mais nada menos do que sete árias de concerto dentre as quais as duas que hoje, mais uma vez, partilho convosco.

Datando de 1978, as gravações que vos proponho, com a Staatskappelle Dresden, sob a direcção de Bloomstedt, têm Edda Moser como intérprete, quando, aos quarenta anos, a cantora estava em pleno auge de uma estupenda carreira. Assim se canta Mozart.

Boa Audição!

https://youtu.be/wiTel-yMJFA [Popoli...] [I]
https://youtu.be/5a2uQFVpTGI Mia Speranza...] [II]
 
 
 
 
 
Popoli di Tessaglia ... Io non chiedo K. 316 1978 - Staatskapelle Dresden c. Blomstedt Mozart
youtube.com
 
 
 

Sem comentários: