[sempre de acordo com a antiga ortografia]

terça-feira, 19 de janeiro de 2016



Praga, 19 de Janeiro de 1787
Efeméride mozartiana



Estreia da Sinfonia No. 38, em Ré Maior, KV. 504

Esta "Sinfonia Praga" está datada de 6 de Dezembro de 1786, ou seja, mais de três anos depois de ter composto a precedente, a No. 36, em Dó Maior Linz, KV 425. Como se verifica, saltou a numeração porque se veio a concluir que a No. 37, em Sol Maior KV. 444/425ª era obra de Michael Haydn (irmão de Joseph Haydn) à qual Mozart apenas fizera uma introdução.

Foi estreada em Praga, em 19 de Janeiro de 1787, na mesma altura em que a ópera "As Bodas de Fígaro" gozava de sucesso estrondoso. Orquestrada para 2 flautas, 2 oboés, 2 fagotes, 2 trompas, timbales e cordas, a sinfonia está estruturada em três andamentos, o primeiro dos quais 'Adagio.Allegro', com uma introdução grandiosa, de ambiente grave e trágico, a lembrar a Abertura de “Don Giovanni”, numa tensão dramática que o ‘Allegro’ vem resolver em clima luminoso.

Seguidamente, o 'Andante', em Sol Maior. Mais uma vez, aquela gama de cores que nos permite viajar entre o sorriso e a lágrima, a sofisticada ironia, sempre a polaridade mozartiana. E, terminando, 'Finale: Presto'. O espírito reinante é o de "As Bodas de Fígaro", bem evidente no motivo dos violinos, no dueto Susana-Cherubino quando este salta pela janela no II Acto. Contudo, novamente, um grande contraste, com o trágico mozartiano irrompendo no desenvolvimento, alternando entre tensão e calma para finalizar exuberantemente.

Adagio—Allegro, 4/4 0:00
Andante in G major, 6/8 11:10
Finale (Presto), 2/4 20:30


Mozart está na plenitude da sua mestria como sinfonista. Trata-se de uma obra extremamente equilibrada, numa ideal harmonia de proporções. Passados dois anos, seguir-se-ia a grande tríade das últimas sinfonias junto das quais esta No. 38 bem pode figurar ao mesmo nível de inspiração genial.
E a interpretação que vos trago é de referência maior, Filarmónica de Viena sob a direcção de Karl Böhm. Para os meus amigos, só o melhor!

Boa audição!
 
Ver mais
 
 
 
Wolfgang Amadeus Mozart Symphony No. 38 in D major, K. 504, popularly known as the Prague Symphony Karl Böhm conducts Wiener Philarmoniker…
youtube.com
 
 
 

Sem comentários: