[sempre de acordo com a antiga ortografia]

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016



         

Um caso muito sério                                                                                                                        
 
[publicado no facebook em 16.01.2016]
 
Susanna Mälkki, maestrina Convidada Principal da Orquestra Gulbenkian, tem feito um trabalho a todos os títulos meritório. Permitam que me socorra do texto de apresentação do programa do concerto de ontem:
 
"(...) Aliando uma reconhecida autoridade na direção de música contemporânea a um reportório que vai sucessivamente alargando, junta nestes concertos duas importantes obras de Sibelius e Mahler. 'A Canção da Terra' de Mahler é uma obra marcada pelo fant...asma da morte e por uma ode poética à vida na Terra, enquanto a Sinfonia nº 7 de Sibelius surpreende pela sua inusitada conceção formal e pelo tratamento do tempo e da tonalidade."
 
Com ela, o rendimento da Orquestra é soberbo. Mesmo que desconhecesse como decorrem os ensaios, perceberia perfeitamente que esta senhora tem extraordinária 'oficina'. Nada escapa, lidera impecavelmente, percebe-se como a sua autoridade é respeitada, dá as entradas milimetricamente, sem qualquer concessão à facilidade. Nos bastidores, soube pedir o que os músicos podem e devem dar e, no púlpito, em pleno concerto, a ideia geral do trabalho que desenvolve é de uma seriedade a toda a prova.

Ontem - e apenas me refiro à segunda parte - com um programa tão sofisticado como exigente, a sua direcção da obra de Mahler foi estupenda. Não fosse o tenor Tom Randle não estar à altura das características da peça e teríamos tido uma interpretação verdadeiramente exemplar já que a orquestra se excedeu e a mezzo Gerhild Romberger, longe da craveira da excepcionalidade, preencheu todos os quesitos da "Canção da Terra", em especial, na final "Der Abschied", absolutamente comovente.
_______

A propósito, não resisto a propor-vos "Der Abschied" por Christa Ludwig, Mas, por favor, não percam a oportunidade de ouvir a obra na totalidade. René Kollo é o tenor, Leonard Berstein dirige a Israel Philharmonic Orchestra.

Se não é a perfeição, o «serviço» a Mahler é extraordinário...
Boa Audição!

https://youtu.be/idRevTkIPts
 
 
 
 

Sem comentários: