[sempre de acordo com a antiga ortografia]

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016



16 de Janeiro de 1768
Efeméride mozartiana


[publicado no facebook em 16.01.2016]


Esta é a data da composição da Sinfonia número 7, KV 45, em Ré Maior, uma das três que Mozart escreve em Viena, entre 1767 e 1768. Tanto esta como as outras duas evidenciam a influência local, nomeadamente, ao nível da inclusão de minuetes e trios e uma orquestração a requerer reforço instrumental.

No entanto, contrariando aquela última característica, tanto quanto é possível depreender dos estudos levados a efeito pelo musicólogo Neal Zaslaw, professor adstrito ao Departamento de Música da Cornell University, esta obra teria sido estreada, num cenário restrito, perante reduzida audiência, por ocasião da passagem por Viena de um diplomata russo, pelo que recorreu apenas a dois oboés, duas trompas, timbales e as habituais cordas.

Ainda que não entre em detalhes da composição de cada um dos quatro andamentos – 1.Allegro, 2.Andante, 3.Menuetto/Trio e 4.Allegro – gostaria de assinalar, em relação às sinfonias precedentes, que se começa a notar uma maior complexidade, verdadeiramente surpreendente num compositor de onze, doze anos.
                                                                                                                                                       
Mostrando uma invejável mestria no domínio do que, hoje em dia, se designaria como ‘gestão de conteúdos’, o garoto adaptaria esta mesma música como Abertura da sua ópera La finta simplice que comporia mais tarde, ainda que no mesmo ano, numa versão catalogada como KV 46 a, que suprime o Menuetto/Trio e modifica a orquestração para se adequar à instrumentação da orquestra da ópera.
Na gravação que vos proponho, a interpretação da obra está confiada à The Academy of Ancient Music, sob a direcção de Christopher Hogwood.

Boa audição!
 
Ver mais
 
 
The symphony is set in 4 movements: 1. Allegro (0:00) 2. Andante (2:43) 3. Menuetto (5:09) 4. Finale (9:18) Composed in Vienna and dated January 16, 1768. La...
youtube.com
 
 
 
 

Sem comentários: