[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016




Encontro propício.De Agostinho até Vathek

[publicado no facebook em 16.02.2016]

Há cerca de uma hora, junto aos Paços do Concelho, encontro simultâneo com o Fernando Morais Gomes, que saía do edifício e, proveniente da estação, João Rodil, regressando de Lisboa, da Faculdade de Letras, onde fizera uma comunicação sobre Agostinho da Silva.
...
Durante uns minutos, desfiando memórias de alguns laços que, pessoalmente, nos ligam ao velho sábio, por ali nos perdemos em infindos ramais, coincidindo num traço de união já que Agostinho da Silva nos moldou mesmo certos e importantes passos da vida.

Fizemos o caminho que mais nos conveio, sempre com Agostinho, desde a grande plataforma do 'Picadeiro' do Parque da Pena [na foto] - onde me 'armou cavaleiro', com burel, espada e tudo o mais - primeiro até à Penha Verde, para lembrar o seu sonho de fundar um Instituto do Oriente e, logo de seguida, a Monserrate.

Ali, a inconfundível voz. Byron. E as lamentosas palavras que, no "Childe Harold's Pilgrimage" dirigiu a 'Vathek' / Beckford? Claro que as recordámos. Em simultâneo, já se nos impunha o poema sinfónico de Luís de Freitas Branco.

Nem sei como foi possível tanto resumir. Que loucura de «triálogo», meu Deus! Os meus amigos que confirmem...

Final e naturalmente, "Vathek", a estupenda peça sinfónica com que rematei a alusão ao propício encontro desta tarde. É o momento de nos juntarmos.

Boa Audição!

https://youtu.be/Ir2ze6cKSaw
 
Ver Mais
 
 
 

Sem comentários: