[sempre de acordo com a antiga ortografia]

domingo, 21 de fevereiro de 2016



Winterreise
Franz Schubert


[publicado no facebook em 18.02.2016]

Não tenho a mínima curiosidade quanto à componente cénica da proposta que amanhã teremos no Grande Auditório da Gulbekian. Para mim é coisa secundaríssima. Não estou mesmo nada interessado em saber o que o encenador William Kentridge acrescentou à peça de Schubert. Mas, enfim, vou ter que aturar o que o pobre do Schubert jamais imaginou pudesse ser feito com "Winterreise"...

Depois vos direi se tive de fechar os olhos. Não seria a primeira vez que tal me aconteceria. Em Bareuth, por exemplo, já foram algumas, perante trabalhos de encenadores à procura de estatuto. Ou, mesmo aqui, na Gulbenkian, bem recentemente, em 19 de Novembro do ano passado, com "Trauernacht", com uma dessas tais encenações de Cantatas de Bach, no caso, assinada por Katie Mitchell.

Amanhã, sei que assistirei, isso sim, a uma exemplar interpretação deste ciclo de Lieder de Schubert. Já assisti a recitais em que Goerne fez esta peça com Graham Johnson e Christoph Eschenbach. Soberbos. Com Hinterhäuser já ouvi gravações que me encantam. A título de exemplo, aqui têm 'Der Leiermann".

Boa Audição!

https://youtu.be/-yyYaxNpTRg
 
Ver Mais
 
 
Semibreves: Winterreise
musica.gulbenkian.PT
 
 
 
 

Sem comentários: