[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016



Toca a ler!


A minha amiga Cristina Carvalho é uma voz ímpar da Literatura Portuguesa actual. "O Olhar e a Alma" confirma-o inequivocamente. Sabiam que esta sua obra, curtinha, apenas com 144 páginas, faz parte do Plano Nacional de Leitura, como livro recomendado para a Formação de Adultos?

Julgo ter um mínimo de autoridade para poder recomendar já que, como foi público e notório durante os muitos anos de carreira no Ministério da Educação, a minha «especialidade» técnica ma...is conhecida esteve relacionada com a Animação da Leitura, como Formador de Professores e de Animadores Culturais no âmbito da Educação de Adultos.

«Imponho-vos» que o leiam para podermos comentar com toda a propriedade. Dou-vos 15 dias...
Entretanto, aqui ficam algumas pistas de motivação.

______________________

Sinopse

Alguém comparou a mulher que se viu voar naquela manhã da janela de um quinto andar de Paris a um anjo. Mas não era um anjo, era Jeanne: Jeanne Hébuterne, a menina-viúva, grávida de nove meses, de um dos artistas mais desprezados em vida e mitificados na morte que o século XX viu surgir - Amedeo Modigliani.

Diz-se que no funeral de Modigliani, para além de artistas, amigos e população dos bairros boémios de Paris, abundavam os marchands, fazendo ofertas pelas obras que o pintor, que dependera da bondade de amigos para a sobrevivência básica, nunca conseguira vender. Tinha 35 anos e estava gasto.

Cristina Carvalho reconstitui mais uma vida extraordinária, marcada pela paixão e pelo génio, numa obra que segue o percurso da sua vida, da sua arte e das mulheres - sempre as mulheres - que o amaram. Um olhar perspicaz e intenso, que acompanha a escrita de uma narradora poderosa e, também ela, apaixonada pelo extraordinário da vida.
 
Ver Mais
 
 
8 h
NOMEAÇÃO

- Uma bela novidade logo de manhã!
Fui nomeada para o Prémio Autores 2016, na categoria de LITERATURA - Melhor Livro de Ficção Narrativa pela minha ob...ra "O OLHAR E A ALMA, romance de Modigliani".
Este meu livro foi publicado em 2015 por Planeta Manuscrito
O vencedor será conhecido no dia 22 de MARÇO no decorrer da Gala Prémio Autores SPA/RTP 2016, no Teatro Nacional D.Maria II.
A Gala será transmitida em directo pela RTP 2
Cristina Carvalho

Sem comentários: