[sempre de acordo com a antiga ortografia]

segunda-feira, 14 de março de 2016




11 de Março de 1778
Efeméride mozartiana
 
 
 
 
[publicado no facebook em 11.03.2016]
 
Mannheim:
 
A caminho de Paris, na viagem durante a qual sua mãe acabaria por falecer, em Mannheim, Wolfgang Mozart compõe a “Sonata para Violino em Dó Maior”, KV. 296, com dedicatória a Therese Pierron-Serrarius.
 
A título de curiosidade importará lembrar que, durante aquela sua estada na cidade, mãe e filho se hospedaram em 12 ou 13 de dezembro de 1777 na residência de Serrarius. Os Mozart não pagavam o alojamento, nem lenha e velas, etc, mas, em troca, Mozart dava aulas de piano à jovem Therese. A menina evoluiu bastante sob a orientação do compositor e, em 14 de janeiro de 1778, tocaria o “Concerto para piano N. 8 ‘Lützow’ em Dó Maior, KV. 246, precisamente, na residência de Serrarius.
 
Therese também participou do concerto de despedida de Mozart, em 12 de março, na residência de Christian Cannabich, tocando o relativamente fácil terceiro piano do “Concerto para três Pianos N. 7, ‘ Lodron’, em Fá Maior KV. 242, com Rosina Cannabich e Aloisia Weber.
 
A peça objecto da efeméride tem três andamentos, 1. Allegro vivace 2. Andante sostenuto e 3. Rondo. Allegro.
 
A gravação que vos proponho, datada de 1951, tem como intérpretes dois irmãos, artistas absolutamente excepcionais, Elizaveta Gilels, violino e Emil Gilels, piano.
 
Boa Audição!
 
 
 
 
 
 
 

Sem comentários: