[sempre de acordo com a antiga ortografia]

segunda-feira, 14 de março de 2016




Música erudita em Sintra
novos passos
 
[publicado no facebook em 11.03.2016]
 
Este é o meu mais recente texto sobre o assunto. Em termos necessariamente sucintos, discorro sobre a nova «oferta» da música erudita em Sintra. Há uma inequívoca e nova entidade, promotora da animação cultural afecta a este domínio da música, que é preciso ir conhecendo e entendendo. Tem dado passos de grande qualidade. Há que estar atento.
...
A Parques de Sintra, quando abraça qualquer causa de promoção cultural - a mai coinhecida passa pelas intervenções de beneficiação do património natural e edificado - fá-lo tendo em vista objectivos só alcançáveis através da melhor qualidade possível dos eventos que assina.

É, pois, da Parques de Sintra que espero a continuidade de atitudes e de actividades que, neste domínio da Música erudita, devolvam a Sintra o especial brilho que o Festival de Sintra promoveu, durante décadas, até há relativamente pouco tempo.

Uma nota final: no original do meu texto, aquele adjectivo 'novo', presente no título, apresenta-se em itálico. A leitura do artigo há-de confirmar-vos a pertinência e justificação de tal recurso gráfico.
Com um especial agradecimento ao Fernando Morais Gomes que, com a sua proverbial generosidade, aqui tem acolhido mais de três dezenas de textos! Que bem haja!
 
 
sintradeambulada.blogspot.com|De Sintra Deambulada
Aproveito a oportunidade para reproduzir o diálogo com Massimo Mazzeo através do Facebook:
 
 
Massimo Mazzeo Lembro-me que o concerto estava planeado na quinta do Vinagre mas na última da hora foi transferido para a Quinta da Piedade, onde depois do concerto fiquei a noite toda a beber "laranjadas"...com a Marquesa enquanto ela contava histórias deslumbrante e jogava a bridge...um clássico!
 
 
 
 
João De Oliveira Cachado Também me aconteceram momentos idênticos. E, mais recentemente, a Teresa e o Filipe Schönborn continuam a receber magnificamente, honrando a tradição da grande anfitriã que era sua avó, a Senhora Maruesa. Mais uma vez me pergunto, santo Deus, porque não estarão programados eventos na Quinta da Piedade. Mistério máximo, meu caro Massimo Mazzeo...
 
 
 
João De Oliveira Cachado Embora muitos o saibam nunca será excessivo sublinhar que, para o sucesso das iniciativas da Parques de Sintra no âmbito da Música erudita, muito tem contribuído o alto gabarito de Massimo Mazzeo como coordenador e Director Artístico. Apenas focando um caso, o do Ciclo "Noites de Queluz - Tempestade e Galanterie", muito dificilmente, alguém poderia ter feito algo de semelhante, conseguindo que até nós venham intérpretes absolutamente excepcionais, em condições de manifesto privilégio. Isto tem sido possível porque muitos desses artistas fazem parte de uma rede de músicos seus amigos e conhecidos que ele tem sabido cativar. Sei do que escrevo. Conheço alguns desses intérprertes com quem conversei em Salzburg, depois de cá terem estado, confessando-me o seu encanto perante a jóia que Queluz é. Como, na maior parte dos casos, essas trocas de impressões acontecem em grupo alargado, dizem isto mesmo perante outras pessoas que, assim, ficam sabendo como, por essa Europa fora, o Palácio de Queluz se está a tornar um lugar de referência da música de câmara dos períodos barroco e clássico, e, entre outras curiosidades do maior interesse, como ali existe um excepcional pianoforte 'Clementi'. Enfim, um orgulho, com a auto-estima a subir e, como melómano, homem de Sintra reconhecido à Parques de Sintra por estar a proporcionar iniciativas culturais sofisticadas mas, na sua cuidada programação, suficientemente abrangentes para cativar uma larga franja de interessados que já fazem parte de um público 'habitué', portanto, fidelizado. Na foto, um exemplo da excepcionalidade dos artistas que têm estado em Queluz - Midori Seiler violino e Jos van Immerseel, pianoforte - sem dúvida, dos mais prestigiados a nível mundial.
 
 
Massimo Mazzeo Obrigado, João Cachado! A coisa importante é também sublinhar que se de um lado todos os artistas deram uma grande contribuição em tremos de agendas e sensatez economica (calulando o gabarito de cada um deles) de outro lado temos que agradecer a PSML pela dedicação que demonstram em manter e continuar um acontecimento cultural com um elevado nível de coeficiente artistico; não sendo essa a missão primaria de PSML posso só ficar agradecido para ter obtido compreensão e apoio nessa tarefa.
 
 
 
 
João De Oliveira Cachado É isso memo, Massimo, que continuo a sublinhar e não me canso de o fazer. No meu artigo "Música erudita - o «novo» Festival de Sintra" publicado no 'Jornal de Sintra do passado dia 11 e acima reproduzido, a partir do blogue 'Sintra Deambulada' - chame...Ver mais
 
Massimo Mazzeo Fico contente, João, fico contente.
 
 
 

Sem comentários: