12 Março de 1767
Efeméride mozartiana
>>Um perfeito génio aos 11 anos de idade!
[publicado no facebook em 12.03.2016]
Salzburg: Estreia da oratória „Die Schuldigkeit des ersten Gebotes” KV. 35, [o dever do primeiro mandamaento] que teve lugar na Rittersaal [sala dos cavaleiros]da Residenz, o palácio dos Príncipes-Arcebispos.
O texto é de Ignaz Anton Weiser (1701-1785). Só a primeira parte, única que subsiste, é da autoria de Mozart que, repare-se, na altura, tinha apenas onze anos de idade. De facto, génio é génio e raro, e, a este nível, raríssimo! Quando se fala em meninos sobredotados, convém ter em consideração este e outros - raríssimos! - casos...
Voltando à peça, as outras duas partes subsequentes, entretanto perdidas, tiveram Michael Haydn e Anton Cajetan Adlgasser como autores. Eis a discriminação:
- Sinfonia: Allegro (0:00)
- Aria (Christgeist) Mit Jammer muß ich schauen (3:25)
- Aria (Barmherzigkeit) Ein ergrimmter Löwe brüllet (9:19)
- Aria (Gerechtigkeit) Erwache, fauler Knecht (15:17)
- Aria (Weltgeist) Hat der Schöpfer dieses Leben (24:41)
- Aria (Christ) Jener Donnerworte Kraft (32:03)
- Aria (Weltgeist) Schildre einen Philosophen (41:19)
- Aria (Christgeist) Manches Übel will zuweilen (46:35)
- Trio (Christgeist, Barmherzigkeit, Gerechtigkeit) Laßt mich eurer Gnade (55:01)
Interpretação a cargo de:
Ann Murray (Gerechtigkeit), [justiça] meio-soprano;
Margaret Marshall (Barmherzigkeit), [misericórdia] soprano;
Inga Nielsen (Weltgeist), [o espírito do mundo] soprano;
Hans Peter Blochwitz (Christgeist), [o espírito de Cristo] tenor;
Aldo Baldin (Christ), tenor;
-Radio Sinfonieorchester Stuttgart, sob a direcção de Sir Neville Marriner.
Boa Audição!
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Efeméride mozartiana
>>Um perfeito génio aos 11 anos de idade!
[publicado no facebook em 12.03.2016]
Salzburg: Estreia da oratória „Die Schuldigkeit des ersten Gebotes” KV. 35, [o dever do primeiro mandamaento] que teve lugar na Rittersaal [sala dos cavaleiros]da Residenz, o palácio dos Príncipes-Arcebispos.
O texto é de Ignaz Anton Weiser (1701-1785). Só a primeira parte, única que subsiste, é da autoria de Mozart que, repare-se, na altura, tinha apenas onze anos de idade. De facto, génio é génio e raro, e, a este nível, raríssimo! Quando se fala em meninos sobredotados, convém ter em consideração este e outros - raríssimos! - casos...
Voltando à peça, as outras duas partes subsequentes, entretanto perdidas, tiveram Michael Haydn e Anton Cajetan Adlgasser como autores. Eis a discriminação:
- Sinfonia: Allegro (0:00)
- Aria (Christgeist) Mit Jammer muß ich schauen (3:25)
- Aria (Barmherzigkeit) Ein ergrimmter Löwe brüllet (9:19)
- Aria (Gerechtigkeit) Erwache, fauler Knecht (15:17)
- Aria (Weltgeist) Hat der Schöpfer dieses Leben (24:41)
- Aria (Christ) Jener Donnerworte Kraft (32:03)
- Aria (Weltgeist) Schildre einen Philosophen (41:19)
- Aria (Christgeist) Manches Übel will zuweilen (46:35)
- Trio (Christgeist, Barmherzigkeit, Gerechtigkeit) Laßt mich eurer Gnade (55:01)
Interpretação a cargo de:
Ann Murray (Gerechtigkeit), [justiça] meio-soprano;
Margaret Marshall (Barmherzigkeit), [misericórdia] soprano;
Inga Nielsen (Weltgeist), [o espírito do mundo] soprano;
Hans Peter Blochwitz (Christgeist), [o espírito de Cristo] tenor;
Aldo Baldin (Christ), tenor;
-Radio Sinfonieorchester Stuttgart, sob a direcção de Sir Neville Marriner.
Boa Audição!
Die Schuldigkeit des ersten Gebots (all recitatives omitted): - Sinfonia: Allegro (0:00) - Aria (Christgeist) Mit Jammer muß ich schauen (3:25) - Aria (Barmh...
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