[sempre de acordo com a antiga ortografia]

segunda-feira, 28 de março de 2016



18 de Março
dia rico


[publicado no facebook em 19.03.2016]

Graças a Deus, o meu aniversário não foi excepção em relação ao contacto que mantenho com muitos dos meus familiares, amigos pessoais e do facebook através deste meio. De facto, não passa um único dia sem o conforto das suas palavras e dos sinais com que me cumulam, beneficiam e tanto enriquecem.

Passei a maior parte do dia em Lisboa, tive uma importante reunião sindical e, ao fim da tarde, fui assistir ao recital do grande Nelson Freire na Gulbenkian. Cheguei a casa há pouco e, olhando para este mural, dou-me conta de que é perfeitamente impossível, não conseguiria dar a todos a réplica que tanto gostaria. E, a cada minuto, continuam a aparecer mais mensagens.

Mas, de qualquer modo, gostaria de encerrar este dia um modo especial que, curiosamente, hoje mesmo, me foi facilitado pelo Mozarteum de Salzburg, através da publicação desta foto. Aqui é o foyer da Grosse Saal. Não saberia contar-vos quantas experiências, umas novas, outras habituais, as conversas, os contactos, os novos conhecimentos que tenho feito neste espaço.

Quantas e quantas vezes, durante o intervalo de um recital, de um concerto, também para aqui venho, sozinho, em reflexão acerca do que acabei de viver. E, invariavelmente, acabo por ir até junto dessa estátua, parcialmente visível, num nicho a meio da parede à direita.

É o Mozart„ Apollo Musagete“, escultura de Edmund Hellmer, na base da qual estão gravadas as primeiras palavras da Cantata Maçónica KV. 623a: " Brüder, reicht die Hand zum Bunde“, [Irmãos, dai a mão para a cadeia da união] cuja música foi adoptada em 1947 para o hino da Áustria.

Ora bem, estas palavras não estão ali por acaso. A 'cadeia da união' é o momento mais solene dos trabalhos de qualquer oficina da Augusta Ordem à qual Mozart pertenceu. É uma altura de grande elevação espiritual em que, reunidas as condições indispensáveis, será possível comungar os sentimentos mais nobres que ao Homem é permitido experimentar e expressar, embora aqui não possa detalhar o que não é acessível aos 'profanos'.

Fica essa ideia máxima, da elevação espiritual, este modo especial, ao qual acima me referia para encerramento do dia em que tanto contribuiram para que me vá tornando numa pessoa mais capaz e feliz. A todos, muito obrigado.

E, como sem Música, dificilmente consigo assinalar algum momento mais significativo, proponho que escutemos, naturalmente, a Cantata KV. 623a, ainda mais enriquecendo um dia que, «por vossa causa» foi tão rico. Ao publicar esta foto, o Mozarteum faz votos de bom fim de semana para todos, propósito que secundo com o maior gosto.

Boa Audição!

https://youtu.be/Oa55EHwSnKE
 
Ver Mais
 
 
Mit diesem Blick in das Foyer des Großen Saales der Stiftung Mozarteum wünschen wir ein schönes Wochenende.
 

Sem comentários: