Concerto para Piano e Orquestra, KV 595
4 de Março de 1791
efeméride mozartiana
[publicado no facebook em 04.03.2016]
efeméride mozartiana
[publicado no facebook em 04.03.2016]
Viena:
Último actuação pública de Mozart em que o compositor estreia o seu Concerto em Si Maior para Piano e Orquestra No. 27, KV. 595, evento ocorrido durante o concerto organizadpo pelo clarinetista Joseph Bahr alão do Restaurante Jahn no Salão do resturante Jahn.
O último dos vinte e sete concertos para este instrumento, no ano em que o compositor acabaria por falecer, tão precocemente. Longe de adivinhar que seria o seu último concerto para piano, Mozart apresenta uma proposta de serenidade, tão definitiva, que não há comentador que não ceda à tentação de o considerar na acepção de testamento pianístico.
Como proposta de partilha, a inolvidável Clara Haskil (7.1.1895 - 7.12.1960) com a Gürzenich-Orchester Koln, sob a direcção de Otto Klemperer, numa gravação de 9 de Setembro de 1956, ano em que se comemorou o ducentésimo aniversário de Mozart.
Gostaria de vos dizer que, mais uma vez, estive a ouvir outras leituras deste mesmo concerto, em momentos chave dos vários andamentos e, não me sobra uma dúvida. Haskil é o paradigma. E a parceria com Klemperer é de uma cumplicidade tocante.
Não deixem de ter em consideração que, no II Andamento, Larghetto, Mozart retoma o terceiro tema do 'Presto' da Sinfonia No. 36 em Dó Maior, KV. 425 ('Linz'). Não é coisa rara, não só em Mozart mas também noutros compositores, revelando uma sábia gestão de ‘conteúdos’…
Aqui não há quaisquer truques. Mozart, Mozart, apenas Mozart, como estou habituado a ouvir, em excepcionais ocasiões. Sem quaisquer «rodriguinhos», sem 'arredondamentos' dos acordes. Uma verdade a que temos direito. De facto, nunca ouvi um melhor serviço a Mozart.
Naturalmente, tenho em consideração os «gigantes» Brendel, Uchida, Schiff (este cada vez mais e mais) que estão na mesma galáxia... Esta justíssima preferência, cumpre assinalar, coincide com as melhores críticas do século vinte. Ainda hoje, em Salzburg, se chora por Haskil, a inultrapassável.
Boa audição!
https://youtu.be/241dlJB5wow [I Andamento, Allegro]
https://youtu.be/e8n7saeecAk II e III Andamentos, Larghetto, Allegro]
Último actuação pública de Mozart em que o compositor estreia o seu Concerto em Si Maior para Piano e Orquestra No. 27, KV. 595, evento ocorrido durante o concerto organizadpo pelo clarinetista Joseph Bahr alão do Restaurante Jahn no Salão do resturante Jahn.
O último dos vinte e sete concertos para este instrumento, no ano em que o compositor acabaria por falecer, tão precocemente. Longe de adivinhar que seria o seu último concerto para piano, Mozart apresenta uma proposta de serenidade, tão definitiva, que não há comentador que não ceda à tentação de o considerar na acepção de testamento pianístico.
Como proposta de partilha, a inolvidável Clara Haskil (7.1.1895 - 7.12.1960) com a Gürzenich-Orchester Koln, sob a direcção de Otto Klemperer, numa gravação de 9 de Setembro de 1956, ano em que se comemorou o ducentésimo aniversário de Mozart.
Gostaria de vos dizer que, mais uma vez, estive a ouvir outras leituras deste mesmo concerto, em momentos chave dos vários andamentos e, não me sobra uma dúvida. Haskil é o paradigma. E a parceria com Klemperer é de uma cumplicidade tocante.
Não deixem de ter em consideração que, no II Andamento, Larghetto, Mozart retoma o terceiro tema do 'Presto' da Sinfonia No. 36 em Dó Maior, KV. 425 ('Linz'). Não é coisa rara, não só em Mozart mas também noutros compositores, revelando uma sábia gestão de ‘conteúdos’…
Aqui não há quaisquer truques. Mozart, Mozart, apenas Mozart, como estou habituado a ouvir, em excepcionais ocasiões. Sem quaisquer «rodriguinhos», sem 'arredondamentos' dos acordes. Uma verdade a que temos direito. De facto, nunca ouvi um melhor serviço a Mozart.
Naturalmente, tenho em consideração os «gigantes» Brendel, Uchida, Schiff (este cada vez mais e mais) que estão na mesma galáxia... Esta justíssima preferência, cumpre assinalar, coincide com as melhores críticas do século vinte. Ainda hoje, em Salzburg, se chora por Haskil, a inultrapassável.
Boa audição!
https://youtu.be/241dlJB5wow [I Andamento, Allegro]
https://youtu.be/e8n7saeecAk II e III Andamentos, Larghetto, Allegro]
Piano Concerto No 27 in B flat Major KV 595 by Wolfgang Amadeus Mozart 1. Movement "Allegro" Gürzenich-Orchester Köln Otto Klemperer, conductor…
youtube.com
Sem comentários:
Enviar um comentário