[sempre de acordo com a antiga ortografia]

segunda-feira, 28 de março de 2016



Demissões que envergonham!
Que 'Cultura' estará João Soares promovendo?


[publicado no facebook em 20.03.2016]
_______

"(...) Ao mesmo tempo que Lamas deixa o CCB, também o outro administrador, Daniel Vaz Silva, antigo quadro da empresa Parques de Sintra, saiu. Para o seu lugar convidada Isabel Cordeiro, antiga diretora-geral do Património Cultural. "Substituíram todos os que, de alguma forma, estavam ligados a mim". (...)"
_______


Dois queridos amigos, António Lamas e Daniel Silva que, a todos os títulos, são expoentes nacionais de competência, foram varridos como biltres! Que horror! Um escândalo e desgosto inomináveis. O caso do Daniel é mesmo revoltante. Jovem engenheiro, capacíssimo, com tantas e excelentes provas dadas - por exemplo, aqui em Sintra, na coordenação de emblemáticas obras de recuperação de património edificado sob administração da Parques de Sintra - é apanhado numa fase da carreira em que episódios congéneres, embora ultrapassáveis por gente da sua têmpera, são perfeitamente devastadores.

A atitude de João Soares choca-me muito, tenho imensa pena que se tivesse deixado enredar no novelo das contradições que qualquer bom observador imediatamente detecta. Em terreno tão «minado» como o da Cultura, o João precisava de ter um bom 'sapador' por perto... Como fizemos a recruta para oficiais milicianos em Mafra, na mesma altura, lembro-me perfeitamente de que minas e armadilhas não eram o seu forte... Está perfeitamente entregue à bicharada horrorosa que a Ajuda por lá tem...

António Costa, que todos tem surpreendido pela sageza, capacidade negocial, lucidez, lidera um gabinete em que dois ou três titulares demonstram uma enorme «falta de jeito» para as pastas que a República lhes cometeu. Os bons PMs também devem saber desenvencilhar-se, o mais rapidamente possível, de quem protagoniza asneiras que tais. É a inteligência que assim determina! Haja coragem. Aja com urgência!
______

PS: Entretanto, parece que, no próximo dia 30, por solicitação do PSD, o Prof. António Lamas irá dar explicações ao Parlamento. Naturalmente, fico na expectativa. Mas também perfeitamente atento a qualquer manobra de aproveitamento político que o referido partido pretenda protagonizar.

Convém sublinhar, com o maior realce, que o Prof. Lamas foi convidado pelo anterior governo, para o desempenho das funções que assegurava até ser demitido, por razões únicas do reconhecido gabarito nacional de que goza e não por afinidades de ordem partidária.

 
Ver Mais
 
 
O antigo presidente do Centro Cultural de Belém considera que a sua demissão do cargo pelo atual ministro da Cultura, João Soares, "foi uma limpeza".
dn.pt|De Lina Santos
 
 

Sem comentários: