[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quinta-feira, 3 de março de 2016



Parques de Sintra
Serões Musicais do Palácio da Pena

'A Trompa Maravilhosa do Romantismo'

[publicado no facebook em 29.02.2016]

"Parafraseando o título de uma importantíssima colecção de textos de canções alemãs do início do século XIX, este concerto pretende mostrar o papel da trompa enquanto elemento de ligação entre o homem e a natureza"
[Luísa Cymbron]

O jovem barítono André Baleiro apresentou-se neste que foi o terceiro dos Serões Musicais do Palácio da Pena com um programa diversificado, preenchido por obras de Clara Schumann, José Vianna da Motta, Fanny e Felix Mendelssohn e Heinrich Proch.

Através das peças que interpretou, na parte que lhe coube de obediência ao tema 'A Trompa Maravilhosa do Romantismo', bem pôde evidenciar, nos vários registos para que foi solicitado, os predicados de uma belíssima voz, bem trabalhada, com recursos técnicos que se percebe perfeitaente estarem sendo muito bem cuidados pela formação de que continua beneficiando, nomeadamente no Curso de Canto na Universidade das Artes (UdK) de Berlin e em masterclasses com mestres do maior gabarito. E, muito importante para quem tem as suas ambições, um muito bom domínio do Alemão.

Em íntima articulação com João Paulo Santos brindou-nos com um recital de Lieder dos mencionados compositores a partir de poemas dos mais destacados poetas românticos, como Eichendorff, Goethe, Heine ou Rückert, entre outros.

Paulo Guerreiro, um dos trompistas portugueses de referência, trouxe ao serão uma seguríssima prestação na abordagem de peças de Schumann ou Franz Strauss, por exemplo. Luisa Cymbron, como sempre, apresentou uma competente, muito agradável e informal introdução ao concerto.

Termino a partilhar 'Liebesbotschaft', uma das peças do Ciclo "Schwanengesang" de F. Schubert, por André Baleiro, com David Santos ao piano. Trata-se de obra não interpretada no concerto mas que, estando disponível, me concede a oportunidade de vos pôr em contacto com o barítono que tivemos o privilégio de acolher no Sábado passado na Pena.

Boa Audição!


https://youtu.be/Vap2ybbnjUw

 
Ver Mais
 
 
 
©PSML - Luís Elvas
 
 
 
 

Sem comentários: